O “efeito” Trump e as expectativas para 2025

Com a presença de: Ana Trigo Morais · Fernando Esmeraldo · João Epifânio · João Sousa · José Galamba de Oliveira · Luis Paulo Salvado · Nelson Pires · Nuno Pinto Magalhães · Paulo Moita de Macedo · Paulo Ramada · Rui Minhós · Sofia Tenreiro

O “efeito” da nova Administração Trump na geopolítica e economia europeia, e portuguesa, e os seus possíveis efeitos foi um dos temas mais debatidos durante o almoço do Conselho Editorial da Executive Digest. Como poderá a União Europeia, e Portugal, reagir à pretensão dos Estados Unidos da América de aumentarem as taxas sobre alguns produtos e sectores europeus. Quais as iniciativas e acções que devem ser tomadas se, de facto avançarem, tal como já foi anunciado por Donald Trump – embora adiadas um mês – para outras geografias, como o Canadá, China e México.

Durante o encontro os membros do Conselho Editorial discutiram quais as perspectivas para 2025. Como Portugal poderá fazer frente aos desafios da inovação, competitividade e transformação para alavancar o crescimento económico nacional foram algumas das ideias que estiverem em debate.

Artigo publicado na Revista Executive Digest n.º 227 de Fevereiro de 2025