
CTT testa embalagens reutilizáveis na PME para reduzir desperdício e pegada carbónica no e-commerce
Os CTT – Correios de Portugal estão a implementar um novo projeto piloto para ajudar Pequenas e Médias Empresas (PMEs) a adotar soluções mais sustentáveis no envio de produtos de e-commerce. A iniciativa envolve o teste de embalagens reutilizáveis, com o objetivo de reduzir significativamente o desperdício e a pegada carbónica associada às entregas.
Desenvolvida em parceria com o Circular E-commerce EcoLab, uma TestBed dedicada à gestão sustentável de embalagens, e com empresas como a Zeroo e a Impact World, a iniciativa reflete um forte compromisso com a economia circular. O projeto visa otimizar todo o ciclo de vida das embalagens, tornando-as reutilizáveis até cinco vezes.
As PMEs selecionadas para participar receberão embalagens reutilizáveis gratuitamente para os seus envios, além de uma solução logística reversa que permitirá a devolução das embalagens vazias em mais de 12.000 marcos de correio dos CTT. Este processo inclui a limpeza das embalagens e o reenvio para as empresas participantes.
Os CTT estão a identificar PMEs interessadas em participar nos pilotos, com a oferta limitada a um número específico de empresas. Para se candidatarem, as PMEs devem ser certificadas e realizar vendas online. O projeto é financiado pelo PRR e faz parte da Rede Nacional de TestBeds.
De acordo com o CTT E-commerce Report 2024, 4 em cada 10 consumidores estariam dispostos a pagar um custo adicional para receber as suas encomendas em embalagens reutilizáveis. Além disso, a pesquisa revela que os vendedores online estão cada vez mais sensíveis às questões ambientais, dispostos a adotar práticas mais sustentáveis.