Montenegro apresenta hoje novo Governo a Marcelo: o que se sabe até ao momento?

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai anunciar esta quinta-feira ao Presidente da República a configuração do próximo Governo – recorde-se que a data de tomada de posse com o chefe de Estado ficou marcada para 2 de abril.

A data foi fixada pelo próprio Luís Montenegro no Palácio de Belém, após uma curta audiência de cerca de 20 minutos com Marcelo Rebelo de Sousa, a segunda em poucas horas, durante a qual foi indigitado como primeiro-ministro.

“Acertei com o Presidente da República que no dia 28 virei apresentar-lhe a composição do futuro Governo, tendo também acertado com ele que a data da tomada de posse será no dia 2 de abril”, salientou.

Do próximo Governo, pouco se sabe nesta fase: a única garantia é que a Iniciativa Liberal é que não fará parte. A informação foi avançada em comunicado conjunto dos dois partidos, sendo que a IL abre porta a eventual discussão de entendimentos em “matérias relevantes” para a vida e o futuro dos portugueses.

Na nota, os dois partidos explicam que não avançarão “para a celebração de entendimentos alargados”, incluindo os que dizem respeito “à formação de um novo Governo”.

Esta foi a conclusão após uma série de “contactos entre as direções dos dois partidos no sentido de avaliar os diferentes cenários políticos” que, indicam as forças políticas no dia de ‘estreia’ da XVI legislatura, em que os deputados eleitos nas legislativas de 10 de março tomam posse e elegem o presidente da Assembleia da República.

As negociações, sublinham, decorreram “num clima de grande abertura e com respeito integral pelo princípio da boa-fé, num quadro muito exigente que impõe a todos os agentes políticos um elevado sentido de responsabilidade”.

O comunicado do PS e da IL aponta que, apesar de não ter sido alcançado um acordo para que a força política de Rui Rocha integrasse o Governo, as direções comprometeram-se a manter o diálogo durante a legislatura que hoje começa e, dessa forma, a “discutir, sempre que tal se justificar as melhores soluções em matérias relevantes para a vida e o futuro dos portugueses”.

Apenas dois governos minoritários duraram quatro anos (ambos do PS)

Novo Governo: quem serão os ministros escolhidos por Luís Montenegro? Líder do PSD joga politicamente em três tabuleiros

Pasta de transição: Veja o documento com 50 páginas que Costa deixou a Montenegro

Montenegro vai tentar ‘evitar’ Parlamento: saiba as opções do novo Governo para fazer cumprir programa eleitoral

Ler Mais