Indra e Oro Navigacija modernizam espaço aéreo na Europa em prol do ambiente e segurança

A Indra e a Oro Navigacija, a trabalhar em estreita cooperação dentro da Alianza iTEC, transformaram a Lituânia num dos primeiros países do mundo preparados para calcular com antecedência a posição de cada aeronave ao longo de toda a sua rota e oferecer uma gestão de máxima precisão dos voos.

A modernização do espaço aéreo do país representa “mais um passo no cumprimento do objetivo da União Europeia de construir um céu digital mais seguro e eficiente”, pode ler-se no comunicado oficial conjunto.

A Indra, enquanto uma das principais companhias globais de tecnologia e consultadoria, e a Oro Navigacija, entidade responsável pelo controlo de tráfego aéreo, comunicação, navegação, vigilância e informação aeronáutica na Lituânia, implementaram o sistema de gestão de tráfego aéreo iTEC no centro de controlo em rota de Vilnius, integrando-o completamente com a gestão do espaço aéreo inferior e torre, por forma a proporcionar um controlo “totalmente fluído e sem descontinuidades”.

A Lituânia junta-se, assim, ao grupo de países que gere todo o seu espaço aéreo com tecnologia de última geração. A solução calcula com antecedência a posição exata de cada aeronave em todas as fases do voo para detetar qualquer conflito e oferecer alternativas para evitar atrasos.

O sistema iTEC, de última geração, está preparado para trocar informação com qualquer centro de controlo aéreo do continente de forma completamente automatizada, permitindo também configurar a gestão do espaço aéreo de forma flexível para se adaptar à procura.

Mediante o cálculo de trajetórias 4D, o iTEC oferece as tecnologias de automatização mais avançadas e, nos próximos anos, vai também incorporar tecnologias de cloud computing e virtualização, prometendo “revolucionar” o controlo aéreo.

“Este sistema permite-nos assegurar excelentes capacidades aos controladores e engenheiros aéreos, assim como uma elevada qualidade de gestão de tráfego aéreo e outros serviços prestados”, afirmou Saulius Batavičius, CEO da Oro Navigacija.

“Estamos satisfeitos por colocar em funcionamento este novo sistema, que irá melhorar não só o tráfego aéreo da Lituânia, mas também o de toda a Europa. Este sucesso reforça ainda mais a nossa excelente relação de parceria com a Oro Navigacija, permitindo-lhe assumir um papel central na implementação das seguintes fases do Céu Único Europeu, em colaboração com o resto dos parceiros iTEC e a Indra”, referiu José Luis González, diretor da Indra.

Ler Mais