Incentea Acompanha as Empresas Na Transformação Digital
São mais de 35 anos no mercado dos sistemas de informação de gestão.
Além do software de gestão empresarial, a inCentea tem competências no desenvolvimento e integração de aplicações, nos sistemas e comunicações. onde se inclui a área de segurança, na gestão de pessoas e desempenhos. Com certificações de diversos fabricantes, presta serviços nas tecnologias e sistemas que representa, sempre com foco nos clientes, nas suas necessidades, como claro parceiro que os acompanha na transformação digital.
A inCentea define-se como uma organização global com proximidade. Para António Poças, CEO do grupo inCentea, nos projectos tecnológicos, como noutros, quem faz a diferença são as pessoas. Não é por acaso que o plano estratégico em curso tem como mote Pessoas com Soluções”. No limite, os projectos são feitos por pessoas e para pessoas. Aplica-se aqui o conceito de proximidade, que torna o conceito de parceria um elemento que caracteriza bem a forma como trabalha, mas também de sustentabilidade, alicerçada em clientes mais satisfeitos e colaboradores mais envolvidos.
Com elevado foco em tecnologias de gestão, em que a tecnologia é direccionada à implementação das melhores práticas, ao incremento da eficiência, à melhoria da performance, outra componente essencial dos projectos são os processos.
Tecnologia sem pensar a organização e as suas formas de trabalhar nao traz grande valor. “As pessoas e os processos fazem a diferença. Tipicamente há uma componente de consultoria ou prestação de serviços associada aos projectos”, sublinha António Poças.
Falar de pessoas e processos é pensar também que a complexidade tecnológica ou dos projectos exige trabalhar com outros players. Posicionando-se como grupo com competências e capacidade de entregar soluções integradas e abrangentes, com frequência envolve outros parceiros. A cooperação que procura estabelecer permite apresentar aos clientes as melhores opções tecnológicas. A inCentea conta com um alargado leque de parcerias tecnológicas. Nos sistemas de informação para a gestão, por exemplo, é parceiro Cegid, Microsoft, Sage e SAP, além dos parceiros com que trabalha em soluções complementares.
As certificações tecnológicas são fundamentais e por isso a inCentea investe na formação dos seus colaboradores, capacitando-os com as competências que lhes permitem dar a melhor resposta aos clientes.
Mas o sucesso dos projectos passa também pelo conhecimento das necessidades dos clientes. Há que saber responder a problemas e a objectivos específicos. Contudo, é importante igualmente capitalizar a experiência de muitos anos, o que permitiu o desenvolvimento de frameworks e metodologias de trabalho que são fundamentais para levar os projectos a bom porto, com os clientes satisfeitos. Essas frameworks com que trabalha permitem, por outro lado, diminuir o risco e incrementar a capacidade e rapidez de entrega.
Durante muitos anos, entre as principais preocupações dos clientes nos seus investimentos em sistemas de gestão estavam a integração das várias áreas funcionais, com elevada orientação à eficiência, à diminuição de redundância e de erros, à melhoria dos timings de resposta. Capitalizando esses investimentos, as empresas pretendiam melhorar a sua informação, primeiro de âmbito mais macro, para a gestão de topo, depois para os colaboradores em geral. Estavam então focadas em melhorar a tomada de decisões baseada em dados “reais” e não em feelings. E pretendiam melhorar a sua relação com os clientes, pelo que os seus sistemas de gestão deveriam ser capazes de segmentar, prestar o suporte adequado as vendas e ao marketing, caminhar para uma maior personalização.
A inCentea tem acompanhado as empresas em todo esse percurso e está hoje também preparada para responder ao que Luis Barreiro, vice-presidente do grupo in-Centea, aponta como linhas orientadoras: “entregar soluções mais inteligentes, autossuficientes e preditivas”. A inteligência artificial é hoje uma preocupação para muitas empresas. Na linha da estratégia que tem seguido ao longo dos anos, de procurar trabalhar com as melhores soluções nas várias áreas, o grupo inCentea estabeleceu uma parceria estratégica com a espanhola Inverbis, especialista em process mining. e, em conjunto com a consultora portuguesa a2Al, especializada em optimização operacional, pretende revolucionar a gestão de processos de negócios em toda a Península Ibérica.
E essa perspectiva ibérica não se situa apenas na vertente da inteligência artificial aplicada aos processos e gestão de negócio.
A inCentea tem operação directa em Espanha, o negócio começou por estar centrado nas soluções Primavera, agora Cegid, mas a abrangência de soluções tem vindo a alargar. «O mercado ibérico é o nosso mercado natural e nele queremos ser lideres», sublinha Luis Barreiro. Mas Espanha poderá constituir-se também como ponte para endereçar outros países falantes da língua. O negócio internacional representa cerca de 20% do volume de negócio do grupo, estando presente, além de Espanha, em Angola, Brasil, Cabo Verde, França, Moçambique e São Tomé e Principe.
O mercado corporate é uma das prioridades para o corrente ano, mas a sua actuação é mais ampla, trabalhando com empresas de diversas dimensões e sectores de actividade. Conta com mais de 350 colaboradores, formados, certificados e com experiência nas soluções que propõe. Em 2023, o grupo inCentea registou um volume de negócios consolidado de 23,6 milhões de euros. Crescer continua a ser o objectivo. Entre outros, passa por ser inovador na forma como trabalha e nas tecnologias que implementa. E por contribuir para o sucesso dos clientes, enquanto parceiro que os acompanha na transformação digital.