Hamas diz que Israel rejeitou proposta de cessar-fogo em Gaza

Um alto funcionário do Hamas, Osama Hamdan, disse esta quarta-feira que a delegação israelita recusou a última proposta de cessar-fogo em Gaza.

A resposta de Israel à proposta de três fases entregue aos mediadores foi “negativa e não respondeu às exigências do nosso povo”, afirmou o responsável. Estas incluíam a cessação das hostilidades em Gaza, o regresso dos deslocados às suas casas e a retirada dos militares israelitas da faixa de Gaza.

Embora o Hamas tenha mostrado “flexibilidade”, Israel recuou e ainda retirou as aprovações em relação ao que tinha acordado anteriormente, disse Hamdan, “o que poderá levar as negociações a um beco sem saída.”

Hamdan culpou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu por bloquear o acordo e acrescentou que os EUA devem parar de enviar armas para Israel se quiserem realmente pôr fim ao “genocídio” em Gaza.

Recorde-se que em fevereiro, o Hamas apresentou uma contraproposta para um possível cessar-fogo que prevê um plano de três fases ao longo de 135 dias, que incluiria a libertação de reféns em troca de 1.500 prisioneiros, o fim do cerco à Faixa de Gaza e um processo de reconstrução dos territórios palestinianos.