Fundação Altice selecionou finalistas ao prémio de 40 mil euros para distinguir artistas portugueses ou residentes em Portugal

A Fundação Altice já selecionou os 20 finalistas da primeira edição do Prémio Norberto Fernandes, iniciativa que visa promover e dinamizar a arte contemporânea, apoiando projetos inovadores e criativos, em duas categorias: Arte e Tecnologia e Jovens Artistas. O montante global dos prémios é de 40 mil euros.

Das 250 candidaturas recebidas foram eleitos os 10 finalistas de cada uma das categorias a concurso.

Na categoria de Arte e Tecnologia, para propostas originais que façam uso de e se relacionem com a tecnologia, o prémio corresponde ao valor total de 30 mil euros, sendo 15 mil em valor monetário e outros 15 mil em aquisições de obras do artista.

Por sua vez, na categoria de Jovens Artistas, destinada a projetos originais de candidatos até aos 35 anos com uma carreira em processo de reconhecimento, o prémio monetário será de 5 mil euros, sendo outros 5 mil atribuídos à aquisição de obras, perfazendo um total de 10 mil euros.

“A qualidade e diversidade dos projetos submetidos superaram as expectativas, refletindo a riqueza do panorama artístico contemporâneo”, escreve a Fundação Altice em comunicado.

A escolha da shortlist foi da responsabilidade da  Comissão  de Avaliação, constituída por Adelaide Duarte, Historiadora de arte, investigadora e subdiretora do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa;  Manuel da Costa Cabral, Diretor do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 2011; e Pedro  Portugal,  Cofundador  dos  movimentos  artísticos  Homeostética,  Ases  da  Paleta,  Etno-Estética, Explicadismo, Pandemos, Zuturismo, Arthomem e KWZero.

Os projetos selecionados, que serão expostos no Espaço Coleção da Fundação Altice, situado no Fórum Picoas, em data a indicar, serão avaliados pelo Júri do Prémio, composto por elementos de referência e reconhecimento do meio artístico e académico, acompanhados por um elemento da Fundação Altice. Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia em data e local a ser comunicado.

“Com o objetivo de atuar como agente de promoção e de dinamização de arte contemporânea e reforçar o seu compromisso social e de cidadania empresarial, a Fundação Altice lança a primeira edição do Prémio, que ganha o nome do primeiro administrador da Fundação Portugal Telecom”, afirma a Fundação.

Norberto Fernandes distinguiu-se pelo contributo dado no crescimento da Fundação e pela sua visão inovadora, alicerçada na promoção do património artístico e de uma sociedade digital e da informação sustentável.

Estes são os finalistas:

 

Categoria Arte e Tecnologia

  1. António Leal
  2. Bruno José Silva
  3. Carlos Mensil
  4. Cristina Massena
  5. Dalila Gonçalves
  6. Daniel Nave
  7. Gabriel Abrantes
  8. Inês Norton de Matos
  9. Pedro Henriques
  10. Rudolfo Quintas

 

Categoria Jovens Artistas

  1. Bárbara Faden
  2. Catarina Lopes Vicente
  3. Diogo Bolota
  4. Francisca Aires Mateus
  5. Francisco Correia
  6. Henrique Pavão
  7. Inês Barreto
  8. Maria Trabulo
  9. Pedro Barassi
  10. Samuel Ferreira
Ler Mais