Fidelidade continua a apostar na inovação

O Grupo Fidelidade, líder do sector de seguros em Portugal, reafirmou o seu compromisso com a inovação num evento que envolveu colaboradores, administradores, startups, parceiros e outros convidados. Num evento que decorreu no final do mês passado, no Hub Criativo de Beato, foi anunciada a 6ª edição do Protechting, um programa internacional para a inovação, criado pela Fidelidade, a Fosun e o Hospital da Luz Learning Health para apoiar e impulsionar o crescimento de startups inovadoras nos setores healthech e insurtech, com candidaturas abertas até dia 25 Agosto.
Assente na visão partilhada da Fidelidade e da Fosun que define o empreendedorismo como uma fonte de inovação essencial na construção das sociedades do futuro, o Protechting, desenvolvido nesta 6ª edição  com o apoio da Fábrica de Startups, e em estreita colaboração com os parceiros de Venture Capital, Shilling e Big Start Ventures, pretende fomentar uma cultura de acolhimento e desenvolvimento da inovação, facilitando o acesso a recursos importantes para a evolução e concretização de ideias de negócio.

Para Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, «O Protechting 6.0 vem reforçar e consolidar a nossa aposta na inovação, desta vez tendo a sustentabilidade como um pilar transversal a todo o programa, de forma a captarmos oportunidades de colaboração e crescimento do negócio da Fidelidade com startups de todo o mundo com projectos inovadores, disruptivos e sustentáveis». Em declarações à Executive Digest, o gestor considera ainda que o programa «contribuí muito para nos abrirem horizontes, darem a conhecer novos conceitos e novas ideias. O grande objectivo é tentarmos incorporar nos nossos processos de negócios e detectarmos oportunidades que depois temos de levar para a frente. Esta abertura ao mundo é insubstituível, ainda mais com uma perspectiva internacional, pois vamos ter empresas de vários países com outras experiências. É um processo muitíssimos enriquecedor e só temos a ganhar. Estes processos de inovação aberta não são só para encontrar aquela ideia milionária que vai disromper tudo; é contribuir muito para nós aprendermos dentro da nossa organização e mudar o mindset».

SOLUÇÕES
O Protechting já contribuiu para o desenvolvimento de mais de 40 projectos-piloto e cinco acordos comerciais. O programa de 2023 irá mais uma vez inovar, agora com uma maior participação de parceiros internacionais, de diferentes geografias. Além dos main partners Fidelidade, Fosun e Luz Saúde, vão integrar esta edição a Fidelidade  Angola, a Alianza na Bolívia, a Garantia em Cabo Verde, a FID Seguros no Chile, a Fidelidade France em França, a Fidelidade Macau , a Fidelidade Ímpar em Moçambique, a Alianza Garantia no Paraguai, a La Positiva Seguros no Peru e ainda a Fidelidade España em Espanha.
O Protechting 6.0 irá focar-se nas áreas de Insurtech e Healthtech, procurando sempre dar prioridade às soluções ligadas à Sustentabilidade. As startups que integrarem este programa terão contacto com players internacionais de referência nas áreas de Seguros e Saúde, em diferentes geografias, com o objectivo de desenvolver oportunidades de colaboração em projetos piloto.

Na área de Insurtech, procuram-se soluções maduras e sustentáveis que melhorem a experiência do cliente, com um serviço de seguros optimizado, com os participantes a serem desafiados nas áreas de Seguros Gerais, Property and Home Living (habitacional), Cibersegurança, Futuro da Mobilidade, o Poder da Tecnologia e ainda espaço “Beyond Insurance”.
Já na área da Healthtech, procuram-se soluções eficazes, e também sustentáveis, que melhorem a saúde e o bem-estar das pessoas, de forma segura, uma vez que a adopção de tecnologia nos cuidados de saúde tem conduzido a melhores diagnósticos e tratamentos, aumentando a eficiência no sector. Nesse âmbito, os desafios serão nas áreas de Bem-estar e Lifestyle, Deteção de Doenças, Novos Tratamentos, Vida depois da Covid-19, Cuidado do Paciente e Gestão de Saúde.

Para Li Haifeng, Presidente da Fundação Fosun, «as últimas cinco edições do Protechting têm trazido importantes resultados para os negócios e a vida das famílias. Este ano, reforçamos o nosso posicionamento como agente de inovação próximo das startups capazes de oferecer soluções que respondam aos desafios dos consumidores e das empresas».
Já Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde considera que «nesta 6ª edição do Protechting, assumimos mais uma vez o papel de principal parceiro de Healthtech. Estamos focados em praticar uma medicina de excelência, melhorar a experiência dos nossos doentes e em responder às suas necessidades, através de novas soluções e ferramentas digitais inovadoras, em estreita colaboração com as startups».
Miguel Abecasis, Membro da Comissão Executiva da Fidelidade, refere : «A importância do lançamento do Protechting 6.0 reside no facto de estarmos a renovar o nosso compromisso com a promoção da inovação no nosso sector. Ao proporcionarmos um espaço para as startups e empreendedores apresentarem as suas ideias e projectos, o Protechting abre portas para a colaboração e co-criação e para o estabelecimento de parcerias estratégias que possam contribuir para alavancar a nossa oferta, bem como criar novas soluções que criem valor para os nossos clientes».

Para Sérgio Carvalho, Chief Marketing Officer da Fidelidade, «o Programa Protechting permite-nos estar na vanguarda das tendências emergentes, reforçando a nossa reputação como uma seguradora comprometida com a transformação digital e a inovação, sempre com foco no cliente, desempenhando assim um papel fundamental na consolidação da nossa imagem e dos valores da nossa marca e como enabler de uma “Fidelidade para todas as idades”. Daniel Riscado, Head of Center for Transformation da Fidelidade, acrescenta: «O lançamento da 6ª edição do Protechting vem no seguimento de uma crescente aposta em iniciativas de inovação aberta, capazes de reforçar o posicionamento do Grupo na vanguarda da inovação. Num sector cada vez mais competitivo, é essencial que sejamos capazes de nos reinventar e de inovar em todas as áreas do negócio, oferecendo soluções mais eficazes e personalizadas às necessidades e expectativas dos nossos clientes, e é essa a expectativa e o grande objectivo para esta nova edição do programa – abrir-nos portas para uma colaboração ainda mais próxima com startups e atracção de soluções disruptivas». 

Ler Mais