EUA estudam novos acordos de armas com Israel de mais de mil milhões de dólares

A Casa Branca está a considerar avançar com mais de mil milhões de dólares em novos acordos de armas para Israel, incluindo munições para tanques, veículos militares e morteiros, segundo indicou esta sexta-feira a publicação ‘Wall Street Journal’, que citou autoridades americanas.

Os acordos incluem 700 milhões de dólares em munições para tanques de 120 mm, 500 milhões em veículos táticos e menos de 100 milhões de dólares em morteiros de 120 mm e vão precisar de ser aprovados pelo Congresso. Segundo o jornal americano, as entregas de armas podem levar meses ou anos para serem concluídas. Até ao momento, não houve confirmação oficial do relatório pelos Estados Unidos e Israel.

A transferência de armas proposta, que seria um adicional em relação ao apoio militar já atualmente no Congresso, seria a maior para Israel desde a invasão em Gaza em resposta ao ataque do Hamas que matou 1.200 pessoas, na sua maioria civis, a 7 de outubro.

As vendas também seriam as primeiras desde que o Irão lançou o ataque direto sem precedentes com mísseis e drones sobre o território israelita, no passado fim de semana, em retaliação pela morte de um importante general iraniano na Síria a 1 de abril.