Estados Unidos anunciam ventilador de baixo-custo para tratar casos graves de Covid

Uma equipa de engenheiros e médicos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu um ventilador de «baixo custo» para o combate ao novo coronavírus.

De acordo com o jornal espanhol “El Mundo”, que cita um artigo da revista “Medical Devices and Sensores”, o ventilador de emergência foi desenvolvido com base num saco utilizado para ventilação nas ambulâncias. No entanto, falta agora a aprovação da agência norte-americana do medicamento para que o equipamento possa ser utilizado.

A equipa terá reduzido o custo de um ventilador de emergência para 500 dólares por unidades. O “El Mundo” escreve que os ventiladores de última geração custam, actualmente, cerca de 50 mil dólares.

Por outro lado, defendem que os componentes do dispositivo podem ser fabricados rapidamente e o ventilador pode ser montado em apenas 15 minutos.

O director geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou ontem que o organismo irá enviar ventiladores para 120 países nas próximas semanas. Além disso, cerca de 170 mil outros equipamentos podem estar disponíveis nos próximos seis meses, no valor de 100 milhões de dólares, disse.

Neste momento, a pandemia de Covid-19 já causou a morte a 479 mil pessoas e infectados 9,3 milhões em 196 países e territórios, revela um balanço da agência “France-Presse”, feita a partir de dados oficiais.

Ler Mais