Ensaio: BYD Dolphin: todo um novo mercado

A ofensiva chinesa no setor automóvel trouxe várias marcas, entre elas a BYD , com vários produtos bastante interessantes e, porque não afirmá-lo, com argumentos iguais ou nalguns casos acima da média do segmento.

O Dolphin (golfinho) vem também ele agitar as águas. O hatchback que se insere no segmento C apresenta um desenho jovial e urbano com vários apontamentos exteriores que o ajudam a distinguir-se no mercado automóvel pois trata-se do primeiro modelo da série Ocean a adotar o conceito de design “Ocean Aesthetics“, inspirado no golfinho, um mamífero marinho inteligente, divertido e amigável, que é aqui representado em diversas formas figurativas e imaginativas.Nesta versão de topo os faróis full led, a pintura bicolor e o tecto panorâmico ajudam ainda mais a esse posicionamento.

O BYD DOLPHIN foi construído sobre a avançada plataforma e-Platform 3.0 da BYD, concebida para veículos 100% elétricos e é composto por três versões 95;176 e 204 CV, cada uma com diferentes autonomias (entre 340 e 430km) e com preços entre os 29 990€ e os 37 000€. 

As baterias Blade LFP (fosfato de ferro-lítio.) amplamente elogiadas e já utilizadas até pela concorrência, o Sistema Integrado de Propulsão Elétrico 8 em 1 da BYD que inclui a Unidade de Controlo do Veículo, o Sistema de Gestão da Bateria, a Unidade de Distribuição de Energia, o Motor de Tração, o Controlador do Motor, a Transmissão e o Carregador de Bordo que, com esta  integração profunda permite uma eficiência de montagem e redução de custos. 

Já o  interior do BYD DOLPHIN foi concebido com curvas suaves e alargadas para criar a ilusão de que os ocupantes estão envolvidos em ondas. Este é moderno e jovial com uma qualidade de construção e materiais acima do segmento onde se insere! Os bancos dianteiros, elétricos e aquecidos, em pele sintética, acolhem-nos com conforto! A ergonomia está num patamar muito bom, o minimalista painel de instrumentos dá -nos a informação necessária e o painel central a restante,  sendo o seu software intuitivo.

O espaço a bordo abunda, mesmo nos bancos traseiros e a bagageira comporta até 4 malas de cabine. Possui quatro modos de condução que incluem Sport, Normal, Economia e Neve, para se adaptarem a diferentes condições de terreno e preferências de condução. 

Na parte dinâmica o DOLPHIN adora cidade mas não se intimida com a estrada onde consegue percorrer mais de 300km em estrada e autoestrada e, fá-lo com desenvoltura, comportamento eficaz e sobretudo com um conforto superior que apraz registar onde se procurou conjugar uma afinação do chassis com uma taragem de suspensões que privilegiam o conforto.  

A referência aos ADAS acaba sempre por ser redutora nos dias de hoje pois é raro o automóvel que não os possua! O DOLPHIN tem quase tudo; desde sensor ângulo morto; travagem emergência; radar ativo; manutenção faixa rodagem (mantém se entre linhas e não deambula de uma linha para a outra)! 

Numa altura em que o elétrico já domina a BYD demonstra que é possível criar um bom produto elétrico a começar nos 30 000€ com tecnologia recente e de qualidade.

 

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