Data “amaldiçoada”? Três terramotos abalam o México exatamente no mesmo dia, separados por 37 anos

O México foi atingido, esta segunda-feira, por um sismo com magnitude de 7,6 na escala de Richter, e já causou dois mortos. É a terceira vez que o país é abalado por um sismo de grandes dimensões a um dia 19 de setembro desde 1985, o que alguns observadores estão já a classificar como um “aniversário amaldiçoado”.

Há 37 anos, o México foi atingido por um sismo que matou perto de 10 mil pessoas. Exatamente 32 anos depois, no mesmo dia 19 de setembro, o país voltou a ser devastado por um abalo, de 7,1 na escala de Richter, causando a derrocada de vários edifícios e levando à fuga de centenas de habitantes e à morte de mais de 350 pessoas.

Já em 2022, alguns mexicanos acreditam que algo de errado se passa com a data de 19 de setembro. Citada pela ‘Aljazeera’, Isa Montes, designer gráfica, diz que a esse dia parece “amaldiçoado”.

Outro residente no México, Ernesto Lanzetta, alerta, de forma ominosa, que “deve recear-se o dia 19 [de setembro]”.

Já em 2022, os alarmes soaram em várias cidades mexicanas minutos antes de o sismo se fazer sentir, o que permitiu a fuga de muitas pessoas que se encontravam dentro de edifícios. Contudo, muitos outros não saíram das suas casas por pensarem que as sirenes soavam em homenagem às vítimas dos abalos anteriores.

O sismo mais recente teve o seu epicentro a cerca de 400 quilómetros da capital do México, sendo que o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que atingiu a região costeira de La Placita de Morelos e que foi registado a uma profundidade de 15 quilómetros.

O desastre aconteceu menos de uma hora depois de o país ter organizado um simulacro de sismo para assinalar os abalos de 1985 e de 2017.

Ler Mais