Covid-19: UE exportou 77 milhões de vacinas mas só administrou 62 milhões

A União Europeia (UE) já exportou 77 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para 33 países, informou esta quinta-feira a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na rede social Twitter.

No entanto, só 18,2 milhões de cidadãos da UE foram totalmente imunizados contra a covid-19, o correspondente a 4,1% da população adulta comunitária, num total de perto de 62 milhões de doses de vacinas administradas. Estes dados também foram divulgados hoje por von der Leyen.

Assim, conclui-se que a Comissão Europeia já exportou mais doses para outros países do que administrou entre os próprios Estados-membros.

“A UE já exportou 77 milhões de doses de vacinas para 33 países desde 1 de dezembro de 2020. Além disso, como doador principal para o Covax, contribuiu para as exportações para países de baixo e médio rendimento”, escreveu a responsável no Twitter.

O sistema internacional Covax tem como objetivo garantir uma distribuição equitativa de vacinas no mundo. A meta é fornecer doses de vacinas a 20% da população, de quase 200 países e territórios, este ano, e inclui um mecanismo de financiamento para ajudar 92 países desfavorecidos.

“Embora permaneça disponível, a UE precisa de assegurar que os europeus recebam uma quota-parte justa de vacinas”, escreveu ainda von der Leyen no Twitter.

A meta de Bruxelas é que, até final do verão, 70% da população adulta esteja vacinada.

Até ao final deste primeiro trimestre, de acordo com Bruxelas, chegarão à UE quase 100 milhões de doses de vacinas, a grande parte da Pfizer/ BioNTech (66 milhões), da AstraZeneca/ Oxford (30 milhões de um total de 120 milhões inicialmente acordadas) e da Moderna (10 milhões).

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas contra a covid-19 na União Europeia. Além destas três, também já recebeu ‘luz verde’ a da Janssen (grupo Johnson & Johnson).

Ler Mais