Covid-19: Bruxelas fecha acordo com AstraZeneca para a compra de 300 milhões de doses de vacina

A Comissão Europeia fechou esta quinta-feira um acordo com a farmacêutica AstraZeneca para a compra de 300 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19, de acordo com comunicado publicado pelo organismo.

«Hoje, o primeiro contracto que a Comissão Europeia negociou em nome dos Estados-Membros com uma empresa farmacêutica entrou em vigor na sequência da assinatura formal entre a AstraZeneca e a Comissão», pode ler-se na nota divulgada.

O organismo refere ainda que «todos os Estados Membros poderão adquirir 300 milhões de doses da vacina AstraZeneca, com opção adicional de mais 100 milhões de doses, a serem distribuídas» de forma proporcional. «O contrato vai permitir a compra de uma vacina contra a COVID-19 para todos os Estados-Membros da UE, bem como a doação a países baixos ou médios rendimentos», acrescenta.

A medida anunciada segue um acordo de compra antecipada de vacinas assinado por Bruxelas com a AstraZeneca, no dia 14 de Agosto. Este é o primeiro contrato assinado pela UE com um fabricante de potenciais vacinas contra a Covid-19.

«A Comissão está a trabalhar de forma incessante para fornecer aos cidadãos da UE uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19 o mais rapidamente possível. A entrada em vigor do contrato com a AstraZeneca é um importante passo nesse sentido», refere Ursula von der Leyen , Presidente da Comissão Europeia.

A responsável acrescenta: «Estou ansiosa para enriquecer o nosso portefólio de vacinas graças a contratos com outras empresas farmacêuticas e com parceiros internacionais para o acesso universal e equitativo à vacinação».

A UE tem estado em negociações com diversas farmacêuticas para a compra de vacinas. Recorde-se que na segunda-feira o bloco concluiu as conversas com a farmacêutica norte-americana, Moderna, para adquirir mais 80 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19. Para além deste, na sexta-feira passada foi anunciada a conclusão de mais negociações, desta vez com a CureVac para adquirir mais 225 milhões de doses.

Ler Mais