Costa marca Conselho de Ministros “informal” para este sábado. É o terceiro esta semana

O primeiro-ministro quer “passar à ofensiva” e por isso marcou para este sábado um Conselho de Ministros “informal”, sem agenda fixa, para lançar o próximo ano político, avança o jornal ‘Expresso’.

Segundo a mesma publicação, o foco central da reunião será o lançamento do Orçamento do Estado para 2023, mas também o novo pacote de medidas de apoio às famílias e empresas, anunciado na quarta-feira.

“Em política, a iniciativa é tudo”, afirma fonte do Governo, citada pelo jornal. “O ano político acaba com o estado da nação”, acrescenta, confirmando que o Conselho de Ministros “informal” está alinhado com a preparação do Orçamento do Estado para 2023.

A par disso, visa também dar respostas mais firmes ao problema da inflação e imprimir um novo arranque ao Governo, que nasceu a cheirar a velho. “O Governo tem quatro meses, mas na verdade tem sete anos, e o efeito novidade é mais difícil de conseguir”, admite.

Este será o terceiro Conselho de Ministros no espaço de uma semana. O primeiro aconteceu, de forma extraordinária, na terça-feira, onde foi aprovado um acordo com os municípios para a descentralização de competências nas áreas da saúde e da educação. Foi ainda aprovado um pacote de medidas relacionadas com o problema das urgências hospitalares.

Na quinta-feira houve a habitual reunião, ainda que sem briefing, na qual o Governo deu luz verde à nova edição do Simplex, bem como, a uma agilização dos licenciamentos na área do ambiente e alterações climáticas.

Ler Mais