Combustíveis mexem pouco na próxima semana e seguem direções opostas

Os preços dos combustíveis vão seguir direções opostas na próxima semana: há boas notícias se tiver um veículo a gasóleo, já se for um carro a gasolina prepare-se para desembolsar mais uns euros quando atestar o depósito. Assim, a partir de segunda-feira, “a evolução das cotações em euros aponta para uma desvalorização do preço do ‘diesel’ em até meio cêntimo por litro enquanto que a gasolina 95 deverá registar uma subida na mesma proporção”, adiantou fonte de uma petrolífera à ‘Executive Digest’.

No mesmo sentido, nos postos de abastecimento junto aos hipermercados, os chamados ‘low-cost’, “a tendência da próxima semana será para uma subida de 0,0028 euros na gasolina 95 e uma descida de 0,0029 euros no gasóleo”, esclareceu outra fonte.

Esta evolução dos preços dos combustíveis surge depois de, esta semana, se ter registado uma descida de 2 cêntimos no gasóleo enquanto que a gasolina ficou inalterada.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,641 euros enquanto o do gasóleo vale 1,553 euros. No entanto, as cotações podem variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara da Europa

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 2,5 cêntimos abaixo da média europeia e 11 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 13ª posição do ranking europeu.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 75 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 79 cêntimos em Espanha.

Entre os países da UE, os Países Baixos apresentam a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 1,895 euros. Já a Finlândia ‘reina’ no gasóleo: 1,855 euros.

Ler Mais