China: Homem resgatado com vida 17 dias após sismo. “Um milagre”, relatam testemunhas

Um sismo de magnitude de 6,6 na escala de Richter atingiu a China no passado dia 5, particularmente a região de Sichuan. Mais de 90 pessoas morreram e ainda estão a ser contabilizados os danos materiais causados.

Contudo, as autoridades chinesas anunciaram esta quinta-feira que foi resgatado, com vida, um homem que estava desaparecido há 17 dias. O aviso foi feito por um morador nessa província, que indicou que Gan Yu, funcionário de uma central hidroelétrica, estaria ainda vivo. Esse mesmo morador terá descrito o salvamento como “um milagre da vida”.

Gan Yu teria prestado primeiros-socorros aos seus colegas que tinham ficado feridos durante o terramoto e acabou por perder-se numa área montanhosa. Sabe-se que Gan tem fraca visão e que durante o desastre terá perdido os óculos, ficando desorientado.

As equipas de resgate encontraram pegadas e peças de roupa que pertenciam a Gan, mas consideraram que o homem teria sucumbido à hipotermia.

A imprensa locais indica que o homem terá sobrevivido bebendo água de uma nascente e comendo frutos silvestres. Está agora hospitalizado, com várias fraturas ósseas, mas mantém-se estável e consciente.

De acordo com a imprensa estatal chinesa, cerca de 20 pessoas estão ainda desaparecidas e as equipas de busca e salvamento ainda decorrem, mas as chuvas fortes e os deslizamentos de terra dificultam as operações.

A região de Sichuan é frequentemente atingida por abalos sísmicos, considerando que se situa numa falha tectónica. Em junho, dois terramotos mataram pelos menos quatro pessoas.

Ler Mais