Carregamento de elétricos é lento? Marca chinesa quer acabar com a fama e permite 432 km de autonomia enquanto ‘toma um café’

Quando se debate com os prós e contras da compra de um carro elétrico, a infraestrutura de carregamento, autonomia ou velocidade de recarga são alguns dos pontos que mais geram debate. O carregamento lento dos EV ganhou fama, mas a China quer acabar definitivamente com essa questão, ao apresentar números de recarga espetaculares: de 10 aos 80% de bateria em 11 minutos e 28 segundos.

A Zeekr, marca de origem chinesa propriedade do grupo Geely, foi a responsável pela marca com o seu modelo 001, à venda em vários mercados europeus. O veículo elétrico recebeu recentemente uma atualização na qual incorporou uma nova bateria LFP (ferrofosfato de lítio) de 95 kWh da chinesa CATL, a maior produtora e fornecedora mundial de baterias para a Tesla, entre outras marcas, juntamente com uma arquitetura de 800 volts.

Durante o carregamento, o 001 atingiu potência máxima de 546,4 kW conectado a um carregador rápido Zeekr V3 de até 600 kW. Na verdade, entre os 10 e 35% da bateria, o carro elétrico conseguiu manter uma potência de carregamento superior a 540 kW, que depois caiu gradualmente para níveis de 250 kW.

Cinco minutos depois de ligar o carro à tomada, já tinha 264 quilómetros de autonomia; aos 10 minutos, chegou aos 432 km; no processo de 10 e 80% da bateria recuperou 473 quilómetros de alcance.

Esta nova bateria incorporou tecnologia de controlo de temperatura, que ajuda a manter as velocidades de carregamento tão altas quanto possível em condições muito frias. Na verdade, Zeekr afirmou que se a recarga for feita a 10 graus negativos, o carro levaria menos de 30 minutos para recarregar de entre 10 e 80%.

Se se comparar os números alcançados pelo Zeekr com outros veículos elétricos, o recentemente renovado Porsche Taycan pode carregar com uma potência de até 320 kW. Assim, a uma temperatura de 15 graus Celsius, o modelo alemão leva 18 minutos para recarregar de 10 a 80%. Se tomarmos como referência um BMW i5, pode ir de 10% a 80% em 30 minutos, se estiverem reunidas as condições ideais, suportando uma potência de carregamento de até 205 kW em corrente contínua.

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