Câmara do Funchal vai pagar dívida de 3 milhões de euros a empresa pública de transportes

A Câmara do Funchal (PSD/CDS-PP) vai pagar uma dívida de três milhões de euros à empresa pública de transportes Horários do Funchal, herdada do anterior executivo chefiado pela coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR), anunciou hoje a autarquia.

“Tenho uma indemnização de quase três milhões de euros para pagar à Horários do Funchal e quero pagar essa dívida”, disse o presidente da autarquia, Pedro Calado, citado em comunicado, explicando que “foi uma dívida causada pelos senhores que estiveram na Câmara [coligação Confiança] e que durante dois anos não pagaram as indemnizações compensatórias”.

As declarações do autarca funchalense foram proferidas na cerimónia comemorativa dos 37 anos da empresa pública Horários do Funchal (HF).

De acordo com o comunicado, Pedro Calado acusou o anterior executivo de “irresponsabilidade” na gestão do contrato de concessão de transporte público no concelho, no período entre 2017 e 2019, gerando uma dívida de cerca de três milhões de euros referente a indemnizações compensatórias, situação que motivou a abertura de um processo judicial.

O autarca disse que atualmente existe uma “boa relação” entre a Câmara Municipal e a empresa Horários do Funchal e garantiu que o município “irá pagar o montante em falta” após a conclusão do processo judicial.

Na cerimónia do 37.º aniversário da HF, Pedro Calado elogiou, por outro lado, a forma “exemplar” como os trabalhadores têm cumprido as funções, realçando que contribuem “para a excelência e para elevar a qualidade de vida da na cidade”.

O grupo Horários do Funchal, composto pelas empresas de transporte público Horários do Funchal e Companhia dos Carros de São Gonçalo, emprega cerca 400 trabalhadores e é detido a 100% pelo Governo Regional da Madeira.

Ler Mais