Brexit: mais da metade dos britânicos votaria agora para voltar à UE, indica sondagem

A maioria dos britânicos gostaria de regressar à União Europeia, com mais de 60% a acreditar que o Brexit foi mais um fracasso do que um sucesso, segundo apontou esta terça-feira uma sondagem YouGov, publicada no jornal britânico ‘The Independent’: os resultados indicaram que 51% dos britânicos votaria ‘sim’ para um regresso à UE, ao passo que 32% manteriam a decisão de 2016.

Quase dois terços (63%) dos 2.151 entrevistados consideraram o Brexit mais um fracasso do que um sucesso, enquanto apenas 12% disseram que o veem como um sucesso e 18% nem uma coisa nem outra. De acordo com a sondagem, cerca de 70% disseram acreditar que o Governo está a lidar mal com o Brexit.

A sondagem indicou uma mudança de opinião no Reino Unido desde 2016: os resultados mostram que 18% dos eleitores da saída agora dizem que votariam para permanecer se o referendo da UE fosse realizado agora. Quase três quartos (73%) garantem que ainda votariam para deixar a UE. Em janeiro de 2021, 81% disseram que ainda votariam para deixar a UE, enquanto 9% teriam mudado o seu voto.

Atualmente, 57% dos britânicos entrevistados disseram que o país estava errado ao votar pelo Brexit em 2016. Este é o número mais alto que o YouGov registou até agora – em comparação, um em cada três (32%) acha que foi a decisão certa. Um em cada cinco eleitores da saída (19%) agora diz que foi a decisão errada.

Até o ex-líder do Partido Brexit, Nigel Farage, uma figura proeminente na campanha para deixar a UE, proclamou o Brexit como um fracasso. Em entrevista à ‘Newsnight’, garantiu que o Reino Unido não “beneficiou economicamente do Brexit”, alegando que a política do Governo dissuadiu as empresas de investir no Reino Unido.