Atestar depósito de gasolina 95 em Espanha custa menos 8,5 euros que em Portugal

Para um condutor português abastecer em Espanha pode significar poupar entre 12 a 14 cêntimos por litro. Segundo os dados mais recentes da Comissão Europeia, num depósito de 60 litros, a diferença entre os dois países pode chegar aos 8,5 euros num carro a gasolina.

Segundo os mesmos dados, a gasolina simples custa 1,831 euros por litro e o gasóleo 1,706 euros. Valores que contrastam com os praticados em Espanha, onde a gasolina é vendida a 1,692 euros por litro e o gasóleo a 1,586 euros por litro.

Fazendo as contas de outra forma, um condutor que ponha 60 euros de gasolina em Portugal mete no depósito 32 litros, enquanto os mesmos 60 euros em Espanha compram 35,4 litros (mais de três litros de diferença). Já no gasóleo, um condutor que ateste o carro com 60 euros de diesel poupa 3 euros em Espanha.

Os dados da Direção Geral da Energia da Comissão Europeia, relativos a 14 de agosto, indicam que Portugal tem a nona gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, 2 cêntimos acima da média europeia e 18 cêntimos mais cara que em Espanha. No mesmo sentido, o gasóleo, ocupa a 10ª posição do ranking europeu.

E sem impostos?

Antes de impostos, o cenário altera-se. O preço da gasolina desce dez lugares (para 19º), enquanto o do gasóleo desce para a 13ª posição do ‘ranking’ dos 27 países da UE.

Os dados de Bruxelas mostram que, por exemplo, sem impostos, ambos os combustíveis são mais baratos em Portugal do que em Espanha. Um litro de gasolina custa 90 cêntimos no nosso país, enquanto que em Espanha vale 92,6 cêntimos. Ou seja, antes de impostos, os espanhóis pagam mais quase 3 cêntimos por litro de gasolina.

O mesmo acontece no gasóleo. Antes do IVA, do ISP, da contribuição sobre o setor rodoviário e do adicional por taxa de carbono o preço deste combustível em Portugal é de 92,4 cêntimos por litro, menos 1 cêntimo que em Espanha.

Gasolina sobe para máximos de 10 meses. Preço já aumentou 18 cêntimos/litro desde julho

Ler Mais