Atenas fica completamente laranja devido a tempestade de poeiras do Saara. Veja as imagens

Uma nuvem de poeira proveniente do Saara cobriu Atenas e outras cidades gregas na terça-feira, num dos piores episódios do género no país desde 2018, informaram as autoridades. Esta quarta-feira, a capital grega voltou a acordar completamente laranja.

Uma névoa amarelo-alaranjada envolveu várias regiões após dias de fortes ventos vindos do sul, limitando a visibilidade e levando as autoridades a emitir avisos sobre riscos para a saúde respiratória.

“Num dos episódios mais graves de concentrações de poeira e areia do Saara desde 21-22 de março de 2018, quando as nuvens invadiram particularmente a ilha de Creta”, afirmou Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa meteorológica do Observatório de Atenas.

Já em finais de março e início de abril, a Grécia tinha sido afetada por nuvens de poeira do Saara que também cobriram partes da Suíça e do sul de França.

As autoridades alertaram que as concentrações de poeira podem reduzir a luz solar e a visibilidade, ao mesmo tempo que aumentam as concentrações de partículas finas de poluição, representando riscos para pessoas com problemas de saúde subjacentes.

De acordo com os dados, o Saara liberta entre 60 a 200 milhões de toneladas de poeira mineral por ano. Enquanto as partículas maiores caem rapidamente de volta à Terra, as mais pequenas podem viajar milhares de quilómetros, potencialmente atingindo toda a Europa.

O serviço meteorológico grego indicou que os céus começariam a limpar na quarta-feira.

Os fortes ventos de sul dos últimos dias também avivaram incêndios florestais precoces e fora de época no sul do país.

O serviço de bombeiros informou na terça-feira à noite que um total de 25 incêndios florestais eclodiram em todo o país nas últimas 24 horas. Três pessoas foram detidas na ilha de Paros, no mar Egeu, sob suspeita de terem iniciado um incêndio acidentalmente na segunda-feira. Não foram relatados danos significativos ou feridos, e o fogo foi rapidamente controlado.

Outro incêndio que deflagrou em Creta, perto de uma base naval, foi controlado na terça-feira.

Ler Mais