“A ambição de Putin não acaba na Ucrânia”: Von der Leyen pede à Finlândia para preparar a UE para a guerra

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu ao ex-presidente da Finlândia para preparar um relatório sobre como melhorar a preparação civil e de defesa da Europa para uma guerra. O apelo foi feito perante os receios de escalada da guerra na Ucrânia.

“Sabemos que a ambição de Putin não acaba na Ucrânia”, indicou a responsável, esta quarta-feira, ao lado de Sauli Niinistö. O tema da defesa, aliás, é um dos principais em discussão na cimeira de líderes de UE desta quinta-feira.

“A preparação da defesa não é apenas uma preocupação dos militares, é uma preocupação de todos”, indicou Von der Leyen, que acrescentou que “temos muito a aprender com a Finlândia”.

“É uma mentalidade específica, e acredito que deveríamos adotá-la de forma mais ampla na Europa… as pessoas podem estar preparadas para todas as emergências, incluindo ameaças militares, híbridas e catástrofes naturais”, sublinhou a presidente da Comissão Europeia.

Ursula von der Leyen explicou que o relatório deverá estar concluído este outono e irá analisar a “defesa convencional e a postura de defesa da União Europeia, respeitando, claro, muito claramente, que toda a organização das tropas é da competência dos Estados-membros”.

Recorde-se que a Finlândia partilha 1300 quilómetros de fronteira com a Rússia, e está ‘entre a espada e a parede’ com a invasão de Putin à Ucrânia. “A guerra mudou… é convencional, mas por outro lado, é com drones com tudo e com influências cibernéticas, é uma combinação muito grande”, comentou o ex-presidente finlandês.

Segundo apontou, espera-se que sejam encontrados “tantos aspetos quanto possível para garantir a nossa segurança”.

Ler Mais