Mercado liberalizado da eletricidade ganhou 13 mil clientes em agosto

Segundo o Boletim do Mercado Liberalizado de Eletricidade, referente a agosto de 2019, o mercado livre de eletricidade tinha 5.201.340 clientes em agosto, tendo entrado 25.567 clientes e saído 12.492, num crescimento líquido de 13.075 clientes face a julho de 2019.

Em termos relativos, o número de clientes no mercado livre cresceu 0,3% em agosto face a julho. Já face a agosto de 2018, o número de consumidores no mercado livre cresceu 2,8%.

O consumo anualizado atingiu 43.108 GWh em agosto, o que representa um decréscimo de 0,04% face a julho, mas um acréscimo de 0,9% em relação a agosto de 2018.

“O consumo no mercado livre totaliza, em agosto, 94,2% do consumo total registado em Portugal continental”, segundo a ERSE.

Enquanto a quase totalidade dos grandes consumidores está no mercado livre, os clientes domésticos representavam em agosto 86% do consumo total do segmento, acima dos 84,8% de agosto de 2018.

EDP Comercial continua a ser o principal operador no mercado livre, quer em número de clientes (79%) quer em consumo (42%).

Ainda assim, tem vindo a diminuir em número de clientes desde agosto de 2018. Em agosto deste ano, a quota da EDP Comercial diminuiu 0,2 pontos percentuais face a julho.

Já em termos de consumo, a sua quota aumentou m 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior.

Endesa manteve, em agosto, a liderança no segmento de clientes industriais (27,7%), ainda que com uma redução de quota de 0,3 pontos.

Iberdrola continuou, por seu turno, a liderar no segmento dos grandes consumidores (29%), mantendo as suas quotas face a julho de 2019;

Sobre a intensidade de troca de fornecedor de energia – ou seja, o número de clientes que deixa a carteira de um Comercializador de Último Recurso (CUR) e passa a um comercializador em regime de mercado — diz o relatório que essa intensidade continua a ser inferior (cerca de 22%) ao número de consumidores que troca de comercializador já em regime de mercado, havendo assim uma tendência dos consumidores em mercado livre trocarem de comercializador.

Quanto à concentração de mercado, face ao mês anterior, diminuiu apenas ligeiramente tanto em número de clientes (0,4 pontos percentuais) como em consumo (0,1 pontos percentuais).

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo