Honda não descarta versão mais extrema do Civic Type R

Com o lançamento do novo Honda Civic Type R na iminência de se tornar uma realidade, a marca nipónica deixa já entender que poderá criar uma versão daquele modelo ainda mais potente para defender o recorde obtido no circuito de Nürburgring Nordschleife. Ainda na fase de desenvolvimento, um protótipo de testes da Honda cumpriu uma volta ao exigente circuito alemão em 7:50,63s, cotando-se assim como o desportivo de tracção dianteira mais veloz naquele traçado. Esse protótipo contava com uma ‘roll cage’ no habitáculo por questões de segurança, tendo o seu peso sido compensado com a remoção do ar condicionado…

Pedro Junceiro
Junho 8, 2015
8:41

2015 Honda Civic Type R
Com o lançamento do novo Honda Civic Type R na iminência de se tornar uma realidade, a marca nipónica deixa já entender que poderá criar uma versão daquele modelo ainda mais potente para defender o recorde obtido no circuito de Nürburgring Nordschleife.
Ainda na fase de desenvolvimento, um protótipo de testes da Honda cumpriu uma volta ao exigente circuito alemão em 7:50,63s, cotando-se assim como o desportivo de tracção dianteira mais veloz naquele traçado.
Esse protótipo contava com uma ‘roll cage’ no habitáculo por questões de segurança, tendo o seu peso sido compensado com a remoção do ar condicionado e do banco do passageiro. Por outro lado, contava já com motor, pneus e suspensão de série.
Assim, sendo o Civic Type R actualmente o detentor da melhor volta em Nürburgring, Hisayuki Yagi, líder de projecto deste modelo, adiantou à revista Motor Trend que “se alguém bater o nosso recorde, nós iremos recuperá-lo”.
De acordo com Yagi, o objectivo que orientou o processo de evolução do Civic de produção mais desportivo de sempre foi só um: ser o mais veloz em Nürburgring na categoria referente aos modelos de tracção dianteira.
Todavia, de forma a tornar o Type R ainda mais veloz, Yagi garante que só com alterações técnicas, já que a volta levada a cabo no ano passado foi realizada no limite do automóvel. Indica, no entanto, que ainda “existe margem para extrair mais potência do motor”.
Recorde-se que o modelo de série conta com motor 2.0 VTEC Turbo, uma estreia entre os Type R, unindo dessa forma a tecnologia de abertura variável das válvulas VTEC à sobrealimentação. Este bloco, mais um da gama Earth Dreams Technology, disponibiliza 310 cv de potência e 400 Nm de binário máximo. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 5,7 segundos e a velocidade máxima está estabelecida em 270 km/h.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.