Cinco dicas para recuperar o foco no trabalho

O paradigma laboral alterou-se substancialmente com a experiência vivida durante a pandemia. Seja no escritório ou em casa, são várias as situações que o fazer desviar do seu foco principal, o trabalho.

A sua capacidade de se concentrar no trabalho é como um músculo. Quanto mais o exercita, melhor fica.

A ‘Forbes’ elencou cinco formas de recuperar o foco no trabalho, conheça-as.

 

1 – Faça pausas frequentes

Uma das grandes mudanças da pandemia foi a adoção do teletrabalho, e o trabalho remoto pode, muitas vezes, acarretar fatores de distração maiores do que no escritório. Por outro lado, trabalhar sem parar também não é benéfico, faz com que fique esgotado física e psicologicamente.

Tenha o hábito de fazer paragens frequentes, saia da frente do computador durante algum tempo e certamente a sua produtividade aumentará.

 

2 – Recompense-se

Sente-se desmotivado e sem vontade de realizar as tarefas? Recompense-se. Defina os seus objetivos e, por cada tarefa que realizar, dê uma recompensa a si próprio, coisas simples como um café ou uns minutos para assistir a um vídeo.

 

3 – Aproveite o ar livre

Usufruir do ar livre pode fazer maravilhas para a sua motivação. Exponha o seu corpo ao sol, ao ar puro, aproveite para dar uma corrida para organizar a sua mente. Se o tempo permitir, encontre um espaço tara trabalhar fora de casa, seja numa varanda ou no jardim.

 

4 – Organize o seu escritório

Organizar seu escritório é bom para a sua saúde física e mental e ajuda-o a concentrar-se no trabalho.

Mas a desorganização não está relacionada apenas com o espaço físico, mas também no seu computador. Tente ter os seus ficheiros, documentos e emails organizados, organize as suas pastas e remova ficheiros desnecessários. Isto vai facilitar e agilizar todo o seu processo de trabalho.

 

5 – Faça uma boa gestão da sua energia

A capacidade de gerir a sua energia é o melhor meio para conseguir potenciar o seu trabalho. Há quem prefira acordar bem cedo para trabalhar, há quem prefira trabalhar noite fora.

Aprenda a ler as suas rotinas. Se for de se levantar cedo programe os seus objetivos para mais cedo, por exemplo. Controle e organize as suas atividades nas alturas do dia em que está mais propenso a realizá-las.

 

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.