Cientistas sugerem fechar Mar do Norte para travar subida do nível do mar

Dois cientistas, um holandês e outro sueco, sugeriram a construção de dois diques, um entre França e Inglaterra, e outro entre a Noruega e a Escócia, para pôr fim às inundações a que estão sujeitos 25 milhões de cidadãos europeus, de acordo com a revista “Bulletin of the American Meteorological Society”.

O projecto para travar a subida do nível do Mar do Norte, que os cientistas Sjoerd Groeskamp e Joakim Kjellsson intitularam de «Northern European Enclosure Dam», custaria aproximadamente 500 milhões de euros. Consistiria em duas construções de quase 650 quilómetros.

«Pode ser impossível compreender verdadeiramente a magnitude da ameaça que a subida global do nível do mar representa (…). No entanto, teorizar sobre as soluções necessárias para nos protegermos contra essa elevação ajuda-nos a reconhecer e a compreender a ameaça que essa subida do nível do mar representa. Por estes motivos, discutimos aqui um meio de proteger mais de 25 milhões de pessoas e importantes regiões económicas do norte da Europa contra a subida do nível do mar», afirmam os cientistas. 

«Os custos e as consequências de um dique como o que propomos são realmente enormes. Ainda assim, calculamos que o custo de não fazer nada contra a subida do nível do mar será, em última análise, muitas mais vezes maior», acrescentam, salientando que esta hipótese é, sobretudo, «uma chamada de atenção para a necessidade de fazer alguma coisa sobre as mudanças climáticas agora». E deixam o recado: «Se não fizermos nada, este enorme dique poderá transformar-se na única solução».



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.