Cataratas de Vitória quase sem água devido à pior seca do século

As Cataratas de ‘Victoria Falls’ são uma das maiores atrações turísticas do sul do continente africano. Há décadas que milhões de turistas se deslocam à fronteira do Zimbabwe com a Zâmbia, para ver as águas do rio Zambeze caírem de uma altura de mais de 100 metros por uma comprida fenda no solo.

No entanto, avança a Reuters, a pior seca dos últimos cem anos reduziu as Cataratas a um fio de água, alimentando os temores de que as mudanças climáticas possam acabar com o turismo na região.

Embora os caudais diminuam durante esta altura do ano, por ser uma estação seca, as autoridades alegam que os níveis da água nunca estiveram tão baixos como agora. “É um declínio sem precedentes”.

“Em anos anteriores, quando secam, não chegam a este extremo”, explicou à Reuters Dominic Nyambe, vendedor de recordações do lado zambiano das cataratas.

E lamenta: “Isto afeta-nos porque os clientes vêem na Internet que as cataratas estão secas. Já não temos tantos turistas”.

Enquanto os líderes mundiais debatem as alterações climáticas na Cimeira do Clima, África é um dos continentes onde os seus efeitos já se fazem mais notar. Há 45 milhões de pessoas com falta de comida devido à falta de água para as colheitas.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...