ISEG: Transformações positivas

Sendo uma das 50 melhores escolas de gestão do mundo em formação executiva no ranking do Financial Times, o objectivo da instituição visa promover uma sociedade melhor.

Como escola pioneira nas áreas de economia e gestão, o ISEG Executive Education incorpora igualmente outras dimensões estendendo-se o core de gestão até áreas como a disrupção tecnológica, liderança e marca pessoal ou sustentabilidade. Em entrevista à Executive Digest, Francisco Velez Roxo, CEO do ISEG Executive Education, explica como a instituição desenvolve experiências que são verdadeiramente life changing.

Como é que a ISEG EE aborda a formação de executivos e quais são os programas específicos oferecidos para esse público?
Sendo uma das 50 melhores escolas de gestão do mundo em formação executiva no ranking do Financial Times, planeamos e executamos soluções de ensino/aprendizagem que desenvolvam características e comportamentos de profissionais e organizações, visando promover uma sociedade melhor, mais integradora e integrada no propósito de transformações positivas.
Dentro das áreas de Gestão, seja em Pós-Graduações, Programas Executivos, Programas de Alta Direção ou em Programas MBA, desenvolvemos formação state-of-the-art, que visa ter impacto imediato nas pessoas, no funcionamento das empresas e outras organizações, destacando, por exemplo, programas nas áreas da Sustentabilidade, do Digital, da Data Science, da Inteligência Artificial, mas também nas Finanças, no Marketing e Comercial, na Estratégia e Inovação, nos Recursos Humanos, na Liderança, Gestão na Saúde e Bem Estar, assim como programas sectoriais vários em áreas onde somos crescentemente reconhecidos, como o Luxo e Imobiliário.

Quais os principais objectivos dos programas de formação de executivos da escola e como se diferenciam dos programas tradicionais de MBA?
O objectivo principal da nossa actividade é ter impacto directo no comportamento técnico e relacional dos participantes, transformando o seu mindset e dotando-os dos mais sofisticados conhecimentos e ferramentas, para que desenvolvam as suas organizações e sociedade, apoiando, em última instância, a sustentabilidade e desenvolvimento da economia. Para isso, não descuramos o recurso ao networking e á partilha entre pares que desenvolve sinergias e a visão individual de cada participante holisticamente falando.
O MBA que é o MBA da Universidade de Lisboa, nas suas 40 edições formou diferentes tipos de profissionais vindos de sectores, nacionalidades e backgrounds muito distintos. Tal ajuda e potencia o espírito plural que se vive diariamente e desde há muito no ISEG, ao longo dos seus 112 anos de história.
Sendo uma escola pioneira nas áreas de economia e gestão, incorporamos igualmente outras dimensões estendendo-se o core de gestão até áreas como a disrupção tecnológica, liderança e marca pessoal, sustentabilidade, assim como desenvolvendo experiências que são verdadeiramente life changing, (como a imersão em Silicon Valley), ou o desenvolvimento de trabalhos que permitem aprimorar skills fundamentais como gestão de tempo, trabalho em equipa e capacidade de definição de prioridades.

Como os programas de formação de executivos são personalizados para dar resposta às necessidades específicas das empresas e dos executivos?
As soluções customizadas são um processo de co-criação, que se caracteriza por ser uma resposta especifica às necessidades de formação de uma organização/empresa, pelo que todas as dimensões são customizáveis. A metodologia de co-design que implementamos tem os seguintes passos:
1 – diagnóstico; 2 – Co-design da solução; 3 – Customização dos conteúdos; 4 – Entrega do projeto (quando decorrem os programas); 5 – Avaliação e feedback loop.
O crescimento estável desta área demonstra o reconhecimento da excelência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvida para muitas empresas e organizações portuguesas e internacionais.

Como caracterizam o corpo docente responsável por leccionar a formação de executivos?
Através de Professores/Profissionais de reconhecida competência e talento. Acreditamos que os participantes aprendem mais ao fazer e aplicar os conhecimentos e ferramentas adquiridas dinamizados por bons professores e, portanto, o nosso corpo docente reflecte e é o reflexo nisso.
Temos o equilíbrio perfeito entre académicos e profissionais com valiosa experiência no mercado, o que possibilita que ao longo de uma formação o participante tenha acesso à teoria, muito importante para desenvolver as suas competências, ao mesmo que terá a possibilidade de conhecer e debater casos reais, aplicando na prática esses conhecimentos com o suporte de profissionais com experiência.
Um excelente exemplo desta visão é a Pós-Graduação em Applied Artificial Intelligence & Machine Learning, em parceria com a Amazon Web Services e Devoteam, em que os participantes desenvolvem projetos end to end de machine learning e inteligência artificial para empresas reais e desafios reais, como já foi o caso da Nespresso, Fidelidade, Emirates e na edição a decorrer para a Espap e RTP Play.

Quais são os formatos dos programas de formação de executivos oferecidos (por exemplo, cursos presenciais, cursos online, workshops, entre outros) e como é que estes se adaptam à disponibilidade dos executivos?
Somos totalmente flexíveis em relação ao formato, estamos focados em desenvolver soluções de aprendizagem inovadoras e com impacto. Nesse sentido, todos os formatos referidos, desde o online ao presencial, passando pelos workshops, são e ou já foram por nós aplicados e somos capazes de o fazer com reconhecido êxito. No entanto, a primeira análise parte sempre da percepção do desafio que pretendemos resolver, para a partir daí criarmos valor em função das características dos participantes.

Quais são as oportunidades de networking oferecidas nos programas de formação de executivos e é que estas podem beneficiar os executivos e as suas empresas?
O networking é fundamental para uma experiência de formação enriquecedora e transformadora. Nos nossos programas, criamos momentos ao início e no decorrer da formação para se desenvolverem laços entre os participantes e docentes, permitindo assim a partilha de experiências, discussão mais alargada de temas tratados na formação e mesmo conversas sobre realidades e assuntos diversos out of the box.
Nas Pós-Graduações, por exemplo, são concretizados jantares intimistas com apenas dois a três programas para entrega de diplomas, porque valorizamos muito o ambiente de celebração e amizade genuína que neles se vive. Somos uma escola plural, com pessoas e opiniões muito distintas que se desenvolvem em conjunto e que gosta que isso se viva e sinta em todos os programas. Porque acreditamos que tal só assim será definidor de quem somos enquanto instituição centenária e impactante desde sempre para cada uma das pessoas que acolhemos e formamos.

Como é que a ISEG EE incentiva a aprendizagem ao longo da vida entre os executivos, mesmo após a conclusão do programa de formação?
As Escolas cumprem um papel fundamental no lifelong learning, mas não acreditamos que sejam elas quem só por si o incentiva. O mercado e acima de tudo o mundo em constante mudança, são quem definitivamente incentiva as pessoas e nomeadamente os executivos, a investirem em formação ao longo de toda a vida.
O ISEG enquanto Escola, investe o máximo em investigação, (sendo hoje uma referência nacional na área da Economia e Gestão), para tentar compreender claramente, ao dia de hoje, o que estará a impactar o mundo a 5, 10 ou 15 anos. A isto, junta-se um esforço continuo de compreensão da economia nacional e do mercado, para ajustarmos em permanência o título de “inovadores e pioneiros nas soluções de aprendizagem”, assegurando desse modo que somos os parceiros ideais de formação ao longo da vida dos antigos alunos do ISEG, mas também de todas as outras escolas.
Se pretendermos concretizar em exemplos esta visão, temos o lançamento de uma Pós-Graduação em Sustentabilidade há mais de 10 anos, quando o tema ainda não estava nas agendas, ou uma Pós-Graduação em Data Science & Business Analytics quando ainda não era uma função ou cargo considerado nas empresas nacionais, ou mais recentemente em Inteligência Artificial & Machine Learning.

Como é que os programas de formação de executivos da escola contribuem para o desenvolvimento de líderes mais competentes, éticos e com visão estratégica?
A partilha, por si só, contribui para o desenvolvimento das pessoas, quando ela é feita por pessoas especializadas, que através de investigação e estudos de mercado definem os temas e metodologias adequadas, quer em momentos partilhados com profissionais com desafios semelhantes, ainda que vindos de experiências, contextos e backgrounds distintos. Neste quadro está a promover- -se uma mudança de mindset, uma abertura de horizontes e visões, que são o que estimula a inovação e o desenvolvimento do país e do mundo.

Que ofertas formativas têm previstas para o próximo ano lectivo?
O próximo ano já está planeado e inclusive já temos turmas cheias, onde no primeiro semestre vamos ter formações em áreas como Inteligência Artificial, Customer Experience, Cibersegurança, Gestão de Risco e Compliance, eCommerce, Marketing e Vendas, entre outras novidades que entretanto apresentaremos. Desafio todos a visitarem o site do ISEG Executive Education, para encontrarem a formação que corresponde às suas necessidades e ambições.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-Graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Setembro (n.º 210) da Executive Digest.

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