Um ataque cibernético a um fornecedor de serviços de sistemas de check-in e embarque interrompeu as operações em vários aeroportos europeus importantes, incluindo Heathrow em Londres, Bruxelas e Berlim, o que está a causar atrasos e cancelamentos de voos este sábado.
Em Portugal, a ANA adianta que os sistemas dos aeroportos não foram atingidos. No entanto, o ciberataque a nível europeu poderá causar atrasos e cancelamentos.
A Collins Aerospace, que fornece sistemas de check-in e embarque a várias companhias aéreas em diversos aeroportos do mundo, está a enfrentar um problema técnico que pode causar atrasos aos passageiros que embarcam, informou o Aeroporto de Heathrow, em Londres.
Collins Aerospace, which provides check-in and boarding systems for several airlines across multiple airports globally, is experiencing a technical issue that may cause delays for departing passengers.
While the provider works to resolve the problem quickly, we advise… pic.twitter.com/f68e9CbIlu
— Heathrow Airport (@HeathrowAirport) September 20, 2025
O ataque tornou os sistemas automatizados inoperantes, permitindo apenas procedimentos manuais de check-in e embarque, informou o Aeroporto de Bruxelas no seu site.
“Isto tem um grande impacto na programação dos voos e, infelizmente, causará atrasos e cancelamentos… A prestadora de serviços está a trabalhar ativamente no problema e a tentar resolvê-lo o mais rápido possível.”
Passageiros com voo programado para este sábado foram orientados pelos aeroportos afetados a confirmar a sua viagem com as companhias aéreas antes de se dirigirem ao aeroporto.
“Devido a um problema técnico numa fornecedora de serviços que opera em toda a Europa, há tempos de espera mais longos no check-in. Estamos a trabalhar numa solução rápida”, informou o Aeroporto de Berlim num banner no seu site.
O Aeroporto de Frankfurt FRAG.DE, o maior da Alemanha, não foi afetado, disse um porta-voz. Um funcionário do centro de controle de operações do Aeroporto de Zurique também afirmou que o aeroporto não foi afetado.
Todos estes aeroportos têm ligações diretas com os aeroportos portugueses de Lisboa, Porto e Faro. De acordo com o portal do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, um voo da TAP que deveria partir da capital portuguesa com destino a Bruxelas às 07:15 já foi cancelado.
Outro voo, com partida de Bruxelas e aterragem prevista para Lisboa às 13:45, também foi cancelado.














