Diário da República apresenta novo portal no arranque das comemorações dos 50 anos

O novo Portal do Diário da República é hoje oficialmente lançado, numa sessão que assinala o início das Comemorações dos 50 anos do jornal oficial do Estado, num ano de especial simbolismo marcado também pela celebração dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa.

Pedro Gonçalves
Janeiro 30, 2026
6:45

O novo Portal do Diário da República é hoje oficialmente lançado, numa sessão que assinala o início das Comemorações dos 50 anos do jornal oficial do Estado, num ano de especial simbolismo marcado também pela celebração dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa, diploma fundador do próprio Diário da República. O novo portal afirma-se como um instrumento central de acesso à informação jurídica oficial, assegurando a publicidade das leis e dos actos do Estado.

A cerimónia decorre na Casa da Moeda, na Avenida António José de Almeida, e conta com a presença do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Macieirinha, que intervém na sessão de encerramento. O programa tem início com a exibição de um vídeo institucional, seguindo-se a intervenção de Dora Moita, presidente do conselho de administração da INCM – Imprensa Nacional-Casa da Moeda, entidade responsável pela edição do Diário da República.

Durante a sessão, são apresentados testemunhos sobre o lançamento do Diário da República em 1997, através de um vídeo evocativo, e é feita a apresentação formal do novo Portal do Diário da República por Bruno Pereira, director do Diário da República. O momento inclui ainda uma componente cultural, com uma actuação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, integrada no programa comemorativo.

A iniciativa contempla igualmente a apresentação do programa das Comemorações dos 50 anos do Diário da República, a cargo de Duarte Azinheira, vogal executivo do conselho de administração da INCM. A sessão é transmitida em direto nas páginas institucionais do Diário da República nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube, permitindo o acompanhamento público de um momento que marca uma nova etapa na modernização do acesso à legislação e aos atos oficiais do Estado.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.