Um adolescente britânico de 15 anos embarcou sozinho, sem bilhete e sem documentação válida, num voo para Milão depois de se ter separado da família no aeroporto de Menorca, Espanha. O incidente, ocorrido na segunda-feira, está a ser investigado pelas autoridades espanholas e pela companhia aérea EasyJet.
O jovem deveria regressar ao Reino Unido num voo da companhia TUI com destino ao aeroporto de Stansted, em Londres, após férias com a família. No entanto, acabou por embarcar num voo da EasyJet com destino a Milão, em Itália, que partia à mesma hora – por volta das 09h30 – criando uma situação de grande confusão no terminal.
De acordo com o The Guardian, o adolescente separou-se da família ainda na zona de embarque. Alertadas pelos pais, as autoridades aeroportuárias ativaram de imediato o sistema de alerta de crianças desaparecidas, e iniciaram a análise às imagens de videovigilância do aeroporto.
“Os agentes verificaram as câmaras na área de embarque e viram que o adolescente tinha conseguido embarcar num voo para Milão”, revelou um porta-voz do Corpo Nacional de Polícia de Espanha, citado pelo jornal britânico. O alerta foi desativado após a confirmação de que o jovem já seguia viagem para Itália.
Avião da EasyJet descolou com jovem a bordo sem bilhete
Apesar dos rigorosos protocolos de segurança normalmente aplicados nos aeroportos internacionais, o jovem conseguiu entrar sozinho no avião da EasyJet sem bilhete ou documentos. As circunstâncias que permitiram esta falha ainda não foram totalmente apuradas, mas funcionários do aeroporto de Mahón, em Menorca, suspeitam que o adolescente tenha passado despercebido durante um momento de desorganização, quando as hospedeiras abandonaram temporariamente os seus postos.
O erro só foi detetado já em pleno voo, quando a tripulação se apercebeu de que havia um passageiro não identificado a bordo. A EasyJet confirmou que o adolescente foi então acolhido pela sua equipa e pelas autoridades locais à chegada ao aeroporto de Milão Malpensa.
Após a descoberta, a mãe do jovem apanhou um voo para Milão, onde se reuniu com o filho ainda no mesmo dia. A companhia aérea assumiu responsabilidade pela coordenação da reunião familiar.
“Estamos a investigar com o aeroporto e com o nosso fornecedor de serviços de assistência em terra em Menorca como é que um jovem passageiro conseguiu viajar sozinho no voo errado para Milão”, afirmou um porta-voz da EasyJet, citado pelo Guardian. A empresa acrescentou ainda que “o passageiro foi recebido pela nossa equipa e pelas autoridades locais em Milão, e providenciámos o transporte para que um membro da família pudesse encontrá-lo nesse mesmo dia. Continuamos em contacto com a família para oferecer o nosso apoio.”
O episódio causou também atrasos no voo da TUI com destino a Londres, que acabou por descolar com 45 minutos de atraso, devido à confusão provocada pelo desaparecimento do jovem.
Segundo incidente insólito num aeroporto espanhol numa semana
Este não foi um caso isolado. Na mesma semana, outro episódio insólito ocorreu em Espanha, desta vez no aeroporto de Barcelona El Prat. Um casal deixou o filho pequeno no terminal ao perceber que a criança não podia embarcar devido à ausência de documentação válida. Os pais seguiram viagem com outro filho, deixando o menor aos cuidados de um familiar, que ainda não tinha chegado.
A criança acabou por ficar nervosa e foi abordada pelas autoridades, às quais explicou a situação. Informada do abandono, a tripulação do avião contactou os pais, mas estes só desembarcaram após terem sido identificados pela polícia com base na lista de passageiros.














