O tempo esta quinta-feira vai ficar marcado por um aumento substancial da humidade – que já se sentiu, de resto, esta quarta-feira. No entanto, hoje a tendência torna-se mais forte: este aumento de humidade trará mais nuvens, neblinas e eventualmente chuvisco (morrinha), particularmente no litoral e em áreas de vale.
Segundo o IPMA, para hoje deve contar com “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, em especial até ao final da manhã e a partir do final da tarde”, além de “vento em geral fraco predominando do quadrante sul, tornando-se do quadrante oeste durante a tarde, soprando moderado (20 a 35 km/h) de leste nas terras altas das regiões Norte e Centro”. Mais: “neblina ou nevoeiro em alguns locais da faixa costeira ocidental” e uma “pequena descida de temperatura”.
No entanto, se já está a imaginar que o calor incessante vai terminar… infelizmente não será assim. Durante a tarde, estas voltam a subir de forma significativa, continuando a haver condições para os termómetros registarem valores próximos dos 40 graus em vários locais, acima do Interior Norte.
Nos Açores, a previsão é de tempo húmido e abafado, com ocorrência de aguaceiros fracos a moderados e nevoeiros pontuais. Já na Madeira, espera-se céu limpo ou pouco nublado, com vento fraco e temperaturas estáveis, proporcionando condições típicas de verão.
Para os próximos dias, Portugal vai estar em ‘suspense’ devido ao ciclone ‘Dexter’, que tem baralhado por completo a previsão – há leituras de calor extremo, mas também previsões de tempo bem mais fresco. Apesar de não representar qualquer risco para Portugal – apesar de este ano haver um risco acima do normal para ciclones tropicais no país, lembrou o site ‘Luso Meteo’ -, vai influenciar e de que maneira o estado do tempo em Portugal: se ficar mais a oeste e sul, vai fortalecer o anticiclone, o que trará mais calor. Se passar mais a norte, pode levar ao efeito oposto.
Eis o que dirão os termómetros esta quinta-feira:
Viana do Castelo – entre 15 e 24 graus
Braga – entre 15 e 32 graus
Bragança – entre 18 e 39 graus
Vila Real – entre 20 e 38 graus
Porto – entre 17 e 25 graus
Aveiro – entre 17 e 26 graus
Viseu – entre 20 e 36 graus
Guarda – entre 21 e 33 graus
Castelo Branco – entre 21 e 38 graus
Coimbra – entre 16 e 29 graus
Leiria – entre 16 e 27 graus
Santarém – entre 17 e 34 graus
Portalegre – entre 23 e 35 graus
Lisboa – entre 18 e 31 graus
Setúbal – entre 16 e 32 graus
Évora – entre 16 e 37 graus
Beja – entre 17 e 37 graus
Faro – entre 17 e 29 graus
Ponta Delgada – entre 21 e 26 graus
Funchal – entre 22 e 28 graus.













