Operação inédita: Dois homens atingidos por raio numa das regiões mais inóspitas do mundo

Um simples passeio por um dos picos mais altos do Colorado, nos Estados Unidos, quase terminou em tragédia para dois homens que acabaram atingidos por um raio.

Pedro Gonçalves
Junho 18, 2025
17:57

Um simples passeio por um dos picos mais altos do Colorado, nos Estados Unidos, quase terminou em tragédia para dois homens que acabaram atingidos por um raio. O incidente deu origem a uma das operações de salvamento em helicóptero realizadas a maior altitude de que há registo naquele estado montanhoso. O caso ocorreu na passada quinta-feira, nas imediações de Torreys Peak, uma montanha com 4.360 metros de altitude situada a cerca de 60 quilómetros a oeste de Denver.

De acordo com Jake Smith, oficial de informação pública da Alpine Rescue Team, os dois homens, cujas identidades não foram divulgadas, tinham como objetivo alcançar o cume da montanha. Após conseguirem atingir o topo, acabaram por ser surpreendidos por um raio, num episódio que poderia ter tido consequências ainda mais graves.

Segundo a CNN Internacional, antes mesmo de serem atingidos, os dois excursionistas já haviam solicitado ajuda pelas 17h00 locais. Na altura, indicaram que se tinham desviado da rota inicialmente prevista, uma rota que não exigia experiência técnica nem equipamento de escalada. As equipas de socorro começaram então a mobilizar-se para prestar apoio aos dois homens.

Depois do primeiro contacto, os excursionistas decidiram prosseguir caminho. Pouco tempo depois, porém, voltaram a ligar para as autoridades a relatar o insólito e perigoso episódio: tinham sido atingidos por um raio.

A operação de resgate envolveu cerca de 30 elementos das equipas de salvamento que escalaram a montanha para prestar auxílio. Face à gravidade da situação de um dos homens, foi acionado um helicóptero da Guarda Nacional do Colorado para proceder ao resgate aéreo. A primeira vítima, em estado mais crítico, foi retirada do local e transportada de imediato para o hospital.

Já o segundo homem, que se encontrava em melhores condições, acabou por ser evacuado por helicóptero mais tarde, por volta da meia-noite, após várias horas de operações em condições particularmente exigentes devido à altitude e ao terreno.

O resgate foi considerado notável não apenas pela complexidade do cenário, mas também pelo facto de ter sido efetuado numa das altitudes mais elevadas de que há memória em missões do género no Colorado, sublinhou Jake Smith em declarações à imprensa.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.