Bloquear mensagens ‘spam’ e burlas no Whatsapp? Saiba como ativar nova funcionalidade da aplicação

A popular aplicação de mensagens WhatsApp, usada por milhões de pessoas em todo o mundo, continua a ser alvo de atenção por parte dos cibercriminosos, que utilizam a plataforma para realizar fraudes e enganar os utilizadores em esquemas de burla cada vez mais sofisticados (e que se multiplicam de dia para dia). A terceira rede social com mais utilizadores em Portugal, segundo dados da Marktest, esta aplicação tem-se tornado num canal atraente para ataques cibernéticos, devido à sua vasta base de utilizadores. Recentemente, a empresa proprietária do WhatsApp, a Meta, anunciou novas medidas para proteger os seus utilizadores de mensagens suspeitas provenientes de contactos desconhecidos.

Nos últimos anos, a empresa tem implementado várias melhorias no sentido de garantir maior segurança para os utilizadores, permitindo, por exemplo, que mensagens provenientes de números desconhecidos possam ser bloqueadas ou reportadas diretamente a partir da conversa. No entanto, a Meta decidiu ir mais longe com o lançamento de uma nova funcionalidade, atualmente em fase de teste, que bloqueia automaticamente algumas mensagens de contas desconhecidas.

O aumento de fraudes e esquemas através do WhatsApp tem sido uma preocupação crescente. Com cada vez mais utilizadores a dependerem da aplicação para comunicação diária, os criminosos tiram partido da plataforma para enviar mensagens fraudulentas, tentando enganar os utilizadores para que revelem informações pessoais ou financeiras. A facilidade com que qualquer pessoa pode ser contactada através de um simples número de telefone transforma esta app numa ferramenta eficaz para os cibercriminosos.

Quando recebemos mensagens de contactos desconhecidos, normalmente são de alguém fora da nossa rede de contactos. Isso faz com que mensagens inesperadas ou desconhecidas sejam vistas com suspeição, e com razão. Várias fraudes começam com um simples “Olá” de um número não guardado, o que tem motivado a Meta a reforçar as medidas de proteção.

Nova funcionalidade: bloqueio de mensagens em massa

A mais recente funcionalidade introduzida pelo WhatsApp visa combater especificamente as chamadas “mensagens em massa”, ou seja, aquelas que são enviadas em grande número por um mesmo remetente para múltiplos utilizadores, muitas vezes como parte de campanhas fraudulentas ou ataques de spam. Esta nova função bloqueia automaticamente mensagens de desconhecidos, mas com um critério específico: apenas aquelas que sejam enviadas em grandes quantidades.

O objetivo desta medida é prevenir situações em que os dispositivos dos utilizadores sejam inundados com uma grande quantidade de mensagens, o que pode não apenas comprometer a segurança do utilizador, mas também reduzir o desempenho do dispositivo. No entanto, a funcionalidade ainda não está completamente afinada, pois não bloqueia todas as mensagens de contactos desconhecidos, mas apenas as que são identificadas como parte de uma estratégia de envio em massa.

Apesar desta limitação, a nova funcionalidade representa um passo importante para mitigar os riscos associados a estas táticas de fraude e ataque. A Meta reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer para melhorar esta proteção, mas esta funcionalidade pode ser um grande aliado para os utilizadores, especialmente em situações em que mensagens massivas são usadas para espalhar golpes.

Atualmente, esta função de bloqueio automático de mensagens de contas desconhecidas ainda está em fase de testes e, por enquanto, só está disponível para utilizadores que tenham a versão beta da aplicação. No entanto, a Meta espera lançar a funcionalidade para todos os utilizadores num futuro próximo.

Assim que estiver amplamente disponível, os utilizadores poderão ativar esta funcionalidade seguindo alguns passos simples dentro da aplicação:

Abrir o WhatsApp e aceder às definições;
Navegar até ao separador “Privacidade”;
Selecionar a opção “Avançada”;
Ativar a função “Bloquear mensagens de contas desconhecidas”.
Esta nova opção será mais uma camada de proteção para os utilizadores que, ao longo dos últimos anos, têm visto o WhatsApp a reforçar as suas medidas de segurança para manter a integridade e privacidade das comunicações.

Com a crescente sofisticação das fraudes online, os utilizadores de WhatsApp devem manter-se atentos e seguir boas práticas de segurança. Além de ativar as novas funcionalidades de proteção, é essencial que todos evitem interagir com mensagens de remetentes desconhecidos, especialmente quando estas solicitam informações pessoais ou dados financeiros.

A introdução de mecanismos como o bloqueio de mensagens suspeitas é um passo positivo, mas a educação dos utilizadores continua a ser uma das melhores formas de prevenção.

Ler Mais





Comentários
Loading...