Empresa belga compra residência universitária no coração de Lisboa por 58 milhões de euros
A Xior Student Housing empresa com sede na Bélgica e cotada em bolsa, especializada na aquisição e operação de residências estudantis em várias cidades europeias, adquiriu uma residência de estudantes localizada no Campo Pequeno, em Lisboa, dos grupos TPG e Round Hill Capital por um valor aproximado de 58 milhões de euros.
A residência agora adquirida foi inaugurada em setembro de 2022, dispõe de 380 quartos distribuídos por cinco andares, tendo um total de cerca de 17.000 metros quadrados de área bruta de construção. O edifício é resultado de uma joint-venture entre a TPG e a Round Hill Capital.
A operação foi assessorada juridicamente pela Cuatrecasas, coordenada pela advogada Sara Quaresma, da área de Imobiliário e Urbanismo, e incluiu, nomeadamente, Gonçalo Nogueira e David Pratas Brito, advogados da mesma área, e Ana Helena Farinha e Tiago Martins de Oliveira, da área de Fiscal. Fizeram ainda parte da equipa advogados das áreas de Societário e M&A, Financeiro, Propriedade Intelectual e Proteção de Dados.
O mercado das residências de estudantes tem vindo a crescer ao longo dos anos em Portugal, sendo Lisboa uma das cidades mais atrativas. De acordo com a Xior, 38% dos estudantes do ensino superior no país (cerca de 116.000), no ano letivo de 2022/23, estavam em instituições da capital.
Não é a primeira vez que a Cuatrecasas apoia a Xior. Anteriormente, esteve também presente na assessoria à venda de duas residências de estudantes: o Odalys Campus Porto Granjo Centro, no Porto, e o Odalys Campus Lamas, em Lisboa.