Ucrânia: Rússia diz que conseguiu tomar 9 aldeias em Kharkiv

Fontes militares russas afirmaram esta segunda-feira de madrugada que pelo menos nove aldeias fronteiriças em Kharkiv estão sob controlo russo, no âmbito aos crescentes confrontos entre as forças russas e ucranianas na região.

Ao mesmo tempo, relatos da Ucrânia indicam que as forças militares ucranianas estão a resistir aos ataques e empenhadas em manter o controlo dos aglomerados disputados pela Rússia. Num relatório divulgado à meia-noite, o Estado-Maior ucraniano relatou que as forças russas alcançaram “sucesso tático”, com 14 das 22 tentativas de avanço na área ainda em andamento.

As tropas russas lançaram ataques na região nordeste da Ucrânia ao longo do fim de semana, chegando na sexta-feira e tendo conseguido abrir uma nova frente de combate. Os confrontos resultaram na evacuação de milhares de residentes da cidade de Vovchansk, que procuraram refúgio perante a ameaça do conflito armado na região.

À Sky News, um soldado ucraniano criticou os preparativos de Kiev para esta expectável escalada russa na região: “A primeira linha de fortificações e minas simplesmente não existia”, denunciou, afirmando que ele e os colegas de batalhão podem “morrer e ninguém ouvirá a verdade”.




Comentários
Loading...