Novos CUPRA Formentor e Leon: o design no centro de tudo!

Desafiar pressupostos, correr riscos, ultrapassar limites e elevar o design como principal componente do ADN CUPRA foram os conceitos mais utilizados para desvendar os novos CUPRA Formentor e CUPRA Leon durante a apresentação mundial que teve lugar em Madrid, no início desta semana.

Num dos espaços mais icónicos de Madrid, a CUPRA desafiou todos os convidados a entrar numa nova “era”. Uma era disruptiva e futurista, com o design no centro de toda a evolução.

“Se é familiar, começa de novo”, “se todos gostam, é porque estamos a fazer algo de mal”, “nem todos gostam do que fazemos, mas muitos vão adorar”, “somos quem somos, gostem ou não – somos CUPRA”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da CUPRA, durante a sua intervenção na Galeria de Cristal do Palácio de Cibeles, em Madrid.

Dessa forma, a CUPRA demonstrou, mais uma vez, não ter medo de ser rebelde e de ir além dos limites, assumindo-se uma marca que se rege sobretudo pelo design. Afinal, “mais do que uma obsessão, é uma atitude”, afirmou o mesmo responsável.

Posicionando-se como uma marca que pretende ser global, e depois de todo o crescimento que tem vindo a registar desde 2018, a CUPRA revelou estar preparada para um novo capítulo da sua história.

Formentor: Bem-vindos à CUPRA Tribe!

O renovado CUPRA Formentor é um ícone para a nova geração, sem deixar de fora, naturalmente, todas as outras. Incorporando o ADN da nova linguagem de design da CUPRA, o novo Formentor surge com a frente afilada, faróis LED matrix e o logótipo CUPRA integrado e iluminado nos grupos óticos traseiros.

Melhorado com novos materiais e adotando uma abordagem mais sustentável com os bancos revestidos com 73% de microfibra reciclada ou em pele ecológica, o interior do Formentor oferece agora uma sensação de maior qualidade, com elementos de novo design, como a consola central, os painéis iluminados das portas, o painel de instrumentos e os estofos.

Um novo e melhorado HMI está implementado no cockpit digital atrás do volante, bem como no sistema de infotainment de 12,9”, com um cursor retro iluminado. Numa parceria com os especialistas em áudio da Sennheiser Mobility, o Formentor disponibiliza, também, um novo sistema de som com 12 colunas de alta qualidade.

Quanto a versões, o novo CUPRA Formentor estará disponível com uma nova geração de mecânicas híbridas plug-in (eHybrid), que debitam até 272 cv (200 kW), com mais de 100 km de autonomia totalmente elétrica e agora compatível com carregamento rápido (carregamento até 50 kW – DC). Além disso, estará também disponível com um novo motor a gasolina (TSI), de 333 CV (245 kW), tecnologia de repartição de binário e travões Akebono (opcionais). As melhorias no chassis e nos motores garantem uma experiência de condução desportiva ainda mais apurada.

O novo CUPRA Formentor foi desenhado, desenvolvido e será produzido em Barcelona, na sede da marca em Martorell. O novo modelo deverá chegar ao mercado nacional em setembro deste ano.

Sendo o best-seller da marca e o A-CUV mais vendido na Europa, o CUPRA Formentor liderou as tabelas de vendas, com mais de 120.000 entregas em todo o mundo no ano passado (+23% face a 2022), obtendo resultados muito positivos para o primeiro veículo desenhado exclusivamente pela marca.

“Os resultados recordistas da CUPRA baseiam-se no sucesso do Formentor, um veículo que ajudou a levar a marca a novos patamares”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. “O novo CUPRA Formentor representa uma pura obsessão pelo design, algo que torna a CUPRA única e apelativa. O design provocador dos nossos automóveis fez da CUPRA um sucesso e o novo Formentor é o exemplo máximo disso”, concluiu.

Leon: Design, performance e dinamismo

No seguimento de uma inovadora linguagem de design e mantendo o seu espírito desportista, o novo CUPRA Leon foi também ele redesenhado e melhorado para se transformar num modelo autónomo, integrando tecnologia eHybrid da próxima geração, uma maior digitalização e novas características de sustentabilidade.

Disponível numa versão de cinco portas ou versão Sportstourer, o CUPRA Leon adota também uma frente afilada, faróis LED matrix que, através de três triângulos iluminados enquadrados num triângulo, dão um efeito tridimensional, e o logótipo CUPRA integrado e iluminado na parte traseira.

O interior do habitáculo aposta, igualmente, numa abordagem mais sustentável, com a introdução de materiais reciclados através dos bancos revestidos em microfibra 73% reciclada ou em pele ecológica. Além disso, a digitalização também está no centro das atenções, com um novo e melhorado HMI implementado no cockpit digital atrás do volante, bem como no sistema de infotainment de 12,9” de maiores dimensões, com um cursor retro iluminado. A qualidade do áudio fica a cargo do novo sistema de som com 12 colunas, desenvolvido em colaboração com a Sennheiser Mobility.

A gama de motores inclui uma nova geração de tecnologia híbrida plug-in (eHybrid), que oferece até 272 cv (200 kW) e mais de 100 km de autonomia elétrica, também compatível com carregamento rápido (carregamento até 50 kW DC). Além disso, o novo CUPRA Leon estará disponível nas versões TSI (gasolina), eTSI (mild hybrid) e TDI (Diesel), com motorização de 150 cv a 272 cv.

O novo CUPRA Leon – cinco portas e Sportstourer – foi igualmente desenhado, desenvolvido e será produzido em Barcelona, na sede da marca em Martorell, e será lançado em Portugal em julho de 2024.

“O CUPRA Leon reúne os elementos essenciais que todos os veículos da marca devem incluir: design, performance e dinamismo”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da CUPRA, acrescentando que “o novo CUPRA Leon abraça o futuro com motorizações de última geração e uma abordagem à performance mais consciente do ponto de vista ambiental”.

No ano passado, a CUPRA atingiu um novo marco e ultrapassou o meio milhão de automóveis entregues desde o seu lançamento em 2018 como marca autónoma. O novo CUPRA Leon foi redesenhado e melhorado para perpetuar a história de sucesso.

Ler Mais





Comentários
Loading...