Já comeu banana hoje? Conheça 7 vantagens do consumo diário desta fruta
As bananas têm ainda um menor teor de água e um maior teor de açúcar do que muitas outras frutas. Por exemplo, uma porção de 100 gramas (g) fornece 81 quilocalorias, 20,3 g de carboidratos, 1,4 g de fibra e 18,1 g de açúcar natural.
Esta fruta, no seu estado “verde”, é uma excelente fonte de amido e de pectina. Quando as bananas amadurecem, o amido é convertido em açúcar. A pectina, por seu turno, é um tipo de fibra alimentar que ajuda as frutas a manterem a sua forma estrutural. Tal como o amido, também vai desaparecendo com o amadurecimento.
Com efeito, um blogue associado ao grupo de media britânico, o BBC Good Food, destaca algumas vantagens para a saúde do consumo regular de banana:
Protege o coração
O potássio é um dos micronutrientes mais importantes do corpo, pois ajuda a regular a função cardíaca e o equilíbrio de fluidos – um fator chave na regulação da pressão arterial. Por isso, é um alimento eficaz também na proteção contra doenças cardíacas e derrames. Este micronutriente ajuda o cérebro na aprendizagem, pois aumenta a sua concentração.
Acalmam o fluxo intestinal
As bananas, devido ao seu alto teor de pectina – uma fibra solúvel, que reduz o colesterol -, também normalizam a função intestinal. O alto teor de fibras das bananas promove a saciedade (sensação de plenitude).
O amido resistente em bananas tem um efeito pré-biótico, que estimulam o crescimento de bactérias essenciais para a função dos intestinos e produzem enzimas digestivas para auxiliar na absorção de nutrientes.
Promove uma ótima digestão
Cerca de 70 por cento da fibra presente na banana é solúvel, pelo que, esta variante de fibra ajuda os alimentos a moverem-se rápida e facilmente pelo estômago e intestinos.
Por isso, são uma ajuda ideal para quem sofre de prisão de ventre, pois pode aliviar os sintomas.
Melhor sono
Comer uma banana antes de ir dormir é aconselhável para quem sofre de insónias. De acordo com a publicação Forbes, a fruta contém o aminoácido triptofano que é eventualmente convertido em serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel fundamental na melhoria do humor, assim como regula os ciclos de sono. Este fator também é um bom auxiliar para superar a depressão.
Melhores resultados no exercício físico
Um estudo de 2012 concluiu que o consumo de banana diminui os índices de stress oxidativo, além de ajudar a melhorar a performance dos atletas. A riqueza em proteína prepara o atleta para o desgaste de energia e, posteriormente, restabelece na proteção contra as lesões musculares.
Apoio na proteção a diferentes doenças
Em média, uma banana inclui 0,43 miligramas ou 33 por cento de vitamina B6. Este nutriente é muito importante para proteger contra a diabetes tipo II, perder peso, fortalecer o sistema nervoso e ajudar na produção de glóbulos brancos.
A ingestão de banana, no primeiro trimestre da gravidez, foi associada à diminuição de ocorrência de náuseas nas futuras mães.
As bananas são também ricas em antioxidantes que fornecem proteção contra os radicais livres e doenças crônicas. Já o ferro presente nas bananas pode ajudar pessoas que sofrem de anemia.
Auxílio para deixar de fumar
O facto de as bananas conterem altos níveis de vitaminas do complexo B, bem como potássio e magnésio, aceleram a recuperação dos efeitos da abstinência.