Primeiro cruzeiro híbrido parte em direcção ao Ártico
Está quase de saída aquele que se apresenta como o primeiro navio de cruzeiro alimentado parcialmente por uma bateria eléctrica. Operado pela Hurtigruten, está pronto para partir do Norte da Noruega em direcção ao Ártico, já esta semana.
Designado Roald Amundsen, o navio tem capacidade para 500 passageiros e está pensado para navegar em condições adversas. Segundo avança a agência Reuters, o nome escolhido é uma homenagem ao explorador norueguês homónimo, conhecido por ter sido o primeiro a chegar ao Polo Sul, em 1911.
A mesma agência indica que os motores do navio se alimentam maioritariamente de marine gasoil, mas que o Roald Amundsen conta com uma bateria com autonomia de 45 a 60 minutos. Isto significa que, reunidas as condições ideais de navegação, o cruzeiro pode recorrer somente à bateria durante cerca de uma hora.
A sua natureza híbrida deverá permitir reduzir o consumo de combustível e poupar aproximadamente 20% em emissões de dióxido de carbono. «Prevemos que as baterias sejam uma parte importante da navegação nos próximos anos, mas claro que não esperamos que os nossos navios sejam capazes de operar apenas com baterias porque podem navegar até 18, 20 dias em áreas onde não existem postos de carregamento», explica Daniel Skjeldam, CEO da Hurtigruten.
Até ao final do ano, um novo navio híbrido deverá chegar à frota da empresa norueguesa. O próximo terá uma bateria com o dobro da capacidade.