XXIII Barómetro Executive Digest: Daniel Sá, IPAM

A análise de Daniel Sá, Director Executivo do IPAM

Na gestão moderna do mundo empresarial a arte de combinar decisões de curto prazo com a estratégia de longo prazo foi sempre o factor crítico de sucesso para a obtenção de resultados. Numa empresa cabe ao líder ser o principal guardião desta missão. Para que esta missão seja cumprida é decisivo que o empresário, para além da visão interna, seja capaz de entender, antecipar e descodificar o que se passa à volta da empresa. Num primeiro nível no domínio da indústria, sector, consumidores e concorrentes, e ao nível macro, compreendendo os factores sociais, políticos e económicos que podem influenciar a actividade. Quando analisamos este barómetro as preocupações dos empresários são muito evidentes. A incerteza gerada por uma pandemia não resolvida somada a uma guerra recente com repercussões ainda difíceis de calcular torna o futuro incerto e inseguro. Mais do que as claras preocupações com a subida dos custos de energia, dificuldades nas exportações ou as crescentes ansiedades com o tema da cibersegurança penso que este barómetro deixa clara a incerteza sobre o comportamento dos consumidores, os níveis de confiança e o dilema da gestão entre consumo e poupança.

Testemunho publicado na edição de Abril (nº. 193) da Executive Digest, no âmbito da XXIII edição do seu Barómetro.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.