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Um continente em crescimento

Cabo verde, angola e moçambique são a casa da fidelidade no continente africano. com presença consolidada ou a dar os primeiros passos não faltam objectivos para fazer crescer o negócio

A Fidelidade actua no mercado segurador focada nas pessoas e na inovação dos seus produtos e serviços para uma protecção da vida e bens dos seus clientes. Uma marca global que quer continuar a internacionalizar-se, apoiando os clientes em diferentes geografias e reforçando a sua presença no mundo. A actividade internacional no Grupo tem vindo a aumentar, perspectivando-se para 2019 um crescimento de dois pontos percentuais no continente africano.

Em África pretende continuar a crescer em quota de mercado e reconhecimento, sempre atenta às oportunidades e desafios. Quer difundir os valores que a distinguem com a credibilidade e solidez de uma seguradora com mais de 210 anos de história. Nesta região, onde dá emprego a cerca de 400 pessoas, a estratégia de expansão teve início em Cabo Verde, seguindo-se Angola e, mais recentemente, Moçambique.A Garantia Seguros é líder do mercado segurador cabo-verdiano (onde está há 27 anos), com uma quota de mercado de 56%. Foi eleita a seguradora preferida dos cabo-verdianos seis vezes consecutivas e distinguida como a melhor seguradora pela Global Banking Finance Review, em 2016.

O administrador Jorge Alves assegura que a presença de um grupo como a Fidelidade, através da Garantia, traz vários benefícios, quer pela projecção internacional e credibilidade que confere ao mercado, induzindo investidores a fazerem negócios no país, quer pela convergência que obriga à adopção das melhores práticas de gestão em termos normativos, de processos e no desenvolvimento tecnológico e de produtos. A Garantia Seguros tem vindo a promover iniciativas no país e junto da comunidade emigrada em Portugal, visando a apropriação da marca Fidelidade pelos cabo- -verdianos e o reforço dos laços de confiança e afinidade.

Exemplos disso são a doação feita pelos colaboradores de 37 mil livros infanto- -juvenis e escolares, distribuídos por bibliotecas; o patrocínio da II Edição da Gala “Cabo Verde Sucesso” em Lisboa; ou o trabalho com mediadores junto da comunidade cabo-verdiana em Lisboa, em parceria com as Associações “Cretcheu” e “Moving Diáspora”.

O grande desafio da Garantia Seguros é, conforme afirma o presidente da Comissão Executiva, «ser a marca de confiança e referência dos cabo-verdianos no mundo e, através do exercício de uma liderança para o desenvolvimento, contribuir para um mundo mais estável e seguro». Contudo, em Cabo Verde há muitos desafios para vencer, sobretudo relacionados com os seguros de Acidentes de Trabalho e Automóvel.

Neste contexto, a Garantia tem procurado dinamizar e alavancar o mercado pela introdução de inovações, ao nível dos serviços e de produtos como Auto+, Vida Proteção Garantida, PPR/E e Seguro de Saúde, sendo este o único a disponibilizar uma rede privada em Cabo Verde, com extensão à Multicare, em Portugal. A Fidelidade Angola é hoje a terceira seguradora do mercado angolano. Lidera pelo exemplo, com base em princípios de ética e independência, aposta em novas plataformas de comercialização e na melhoria contínua do ambiente de trabalho, assim como nas sinergias entre os accionistas e parceiros.

A cidadania é vista como um dever e uma missão, motivo pelo qual está presente em muitas actividades da companhia, designadamente noapoio social e no apoio à prática de desportos saudáveis, fomentando boas relações na comunidade. Neste país, a economia atravessa um momento de crise e os seguros são vistos como necessidades de segundo plano.

Embora haja dois seguros obrigatórios – automóvel e acidentes de trabalho –, a taxa de securitização dos particulares é muito baixa, pelo que é imperativo actuar pela distinção: apostar no alargamento da presença territorial, numa equipa comercial profissional e em constante formação, lançar produtos e soluções inovadoras e prestar serviços de excelência e diferenciadores na área da resolução de sinistros. Conforme diz Armando Mota, presidente da Comissão Executiva da Fidelidade Angola, «temos uma forte presença no mercado corporate, com clientes fidelizados, e foi definida a prioridade de abordar o segmento de particulares, através da criação de um conjunto específico de produtos e soluções».

A Fidelidade Angola foi a primeira companhia a disponibilizar a aquisição e activação de seguros através da Rede Multicaixa e celebrou também um protocolo com a rede de distribuição alimentar Shoprite, que permitiu alargar a presença junto de clientes do segmento de particulares e pequenos negócio e ter horários de atendimento diferenciados.

Além disso, criou a rede comercial Fidelidade Especialistas, composta por 56 colaboradores que recebem formação específica e intensiva para melhor interagirem com os particulares. O objectivo é que em breve esteja presente nas 18 províncias de Angola. Presente em Moçambique desde 2015, a Fidelidade pretende afirmar-se como uma seguradora de referência e, para isso, tem pautado a sua actuação pela procura de soluções que vão ao encontro das necessidades da população, através da inovação em produtos e serviços.

Na forma de comunicar com a população, distingue-se de forma activa e consistente, associando-se a acções de literacia financeira na área seguradora, prevenção rodoviária e saúde. Tem dado apoio a eventos culturais e musicais criando uma ligação às gerações mais jovens, com acções de activação e promoção da marca, desempenhando um papel educativo.

Este ano, decidiu apoiar a “Girl Move Academy”, um espaço sustentável que promove o talento, construído em comunidade e para a comunidade, e que nasceu da vontade de ser a solução para o ciclo que perpetua a ausência das mulheres nas escolas, empresas e nos lugares de decisão, pretendendo investir na sua formação e prepará-las para cumprirem uma carreira com propósito.

A Fidelidade tem vindo, desde 2015, a impulsionar o empreendorismo local através do Projecto de Gestores Profissionais de Seguros. Carlos Leitão, director-geral, refere que este projecto consiste em formar e certificar os formandos com desempenho positivo como Agentes Exclusivos da Fidelidade.

Destaque ainda para o lançamento em 2018 do Protechting em Moçambique, projecto da Fidelidade e Fosun a nível global. Uma start-up de Moçambique foi seleccionada para participar durante uma semana na última fase do processo de premiação realizado em Portugal. Um dos grandes desafios neste país é tornar a Fidelidade numa das seguradoras de referência.

A nível de produtos tem apostado nos Seguros de Saúde, Automóvel e Acidentes de Trabalho, prestando um serviço de excelência aos clientes, com entrega de toda a documentação referente ao produto que estão a contratar, acompanhamento dos processos de sinistro e informação atempada quanto à cobrança dos prémios.

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