A Musti, participada da Sonae líder no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos e bálticos, chegou a acordo com a MC para adquirir a ZU, marca portuguesa especializada no segmento pet.
Com esta operação, o grupo passa a atingir vendas agregadas de cerca de 470 milhões de euros e reforça a sua estratégia de crescimento na Europa.
A aquisição marca o início de um novo ciclo para a ZU, depois de um período de expansão sob a alçada da MC. A integração permite também à Sonae concentrar toda a sua atividade no setor “pet care” numa única unidade de negócio, alinhada com a estratégia de criação de valor e de aproveitamento de sinergias dentro do grupo.
João Dolores, CFO da Sonae, afirma que “a concentração na Musti das nossas atividades de retalho e cuidados para animais de estimação reforça a posição do Grupo neste mercado, proporcionando claras sinergias e benefícios de escala. A MC potenciou o desenvolvimento da ZU nos últimos anos de forma notável, posicionando agora a insígnia para um novo ciclo de crescimento, alavancado na manutenção da ligação ao ecossistema MC e na experiência da Musti neste segmento de retalho”.
A ZU conta atualmente com 65 lojas em Portugal, 24 delas com clínicas veterinárias integradas. A marca continuará a operar sob a mesma insígnia, e a Musti prevê integrar progressivamente no mercado português as suas inovações, produtos e serviços diferenciados.
Com esta operação, a Musti passa a dispor de uma rede superior a 480 lojas e clínicas veterinárias, apoiada por mais de 2.300 colaboradores e com mais de 2 milhões de clientes distribuídos por sete países. O grupo opera com as marcas “Musti ja Mirri” na Finlândia, “Arken Zoo” na Suécia, “Musti” na Noruega e “Pet City” na Estónia, Letónia e Lituânia. Portugal torna-se assim o mais recente mercado onde a empresa passa a ter presença direta.














