Na hotelaria “não tratamos as pessoas como deveríamos”, destaca Presidente dos hotéis Vila Galé

Jorge Rebelo de Almeida, Presidente dos Vila Galé Hotéis, tomou a palavra na 21.ª Conferência da Executive Digest para falar sobre a situação atual do país e, mais especificamente, do setor do turismo em Portugal.

Na sua intervenção, começou por analisar a situação do país, em primeiro lugar sublinhando que devemos estar preparados para conviver com a pandemia, depois o impacto da crise dos combustíveis e, mais importante, sublinha que a “crise política vem revelar que os cidadãos e as empresas estão em segundo plano”.

Apesar das contrariedades, Jorge Rebelo de Almeida sublinhou que a maioria dos empresários estão focados na geração de riqueza, embora as políticas públicas promovam uma estagnação em vez de salto qualitativo graças a uma nova geração de jovens qualificados dinâmicos.

Para aproveitar o potencial dos seus colaboradores, os hotéis Vila Galé promovem programas de formação profissional, como é o caso da Academia Vila Galé que, para Jorge Rebelo de Almeida, “não chega onde eu gostaria”, mostrando a importância que relevam a esta área.

O Presidente dos Vila Galé Hotéis destacou ainda que, no setor da hotelaria, “não tratamos as pessoas como deveríamos”, sublinhando que o setor deve aproveitar para potenciar as carreiras, tornando as carreiras profissionais mais atrativas e melhor remuneradas.

Jorge Rebelo de Almeida explicou que o setor do Turismo foi “durante a última crise, o grande pilar do desenvolvimento económico do país”, acrescentando que apesar de no ano passado o setor ter perdido 75% da sua faturação, em 2021 já recuperou 50% desse valor, mostrando assim a sua resiliência.

Questionado pelos leitores da Executive Digest sobre como estão os hotéis Vila Galé a adaptar-se aos turistas do futuro, Jorge Rebelo de Almeida sublinhou que sustentabilidade tem sido há vários anos o foco dos hotéis com o foco em “poupar e não desperdiçar”. O executivo sublinhou ainda o programa Green and Fresh que pretende aproveitar o potencial da gastronomia.

Decorre hoje no Museu do Oriente em Lisboa, a 21.ª Conferência Executive Digest com o tema “Desafios e Oportunidades – na Economia Pós-Covid”. Neste evento, 12 presidentes, CEOs e gestores subirão a palco para traçar possíveis caminhos para o futuro dos negócios e da economia em Portugal.