Desconvocada greve dos trabalhadores dos serviços gerais do aeroporto de Lisboa

A greve que os trabalhadores da empresa Eulen no aeroporto de Lisboa, que prestam serviços gerais, tinham marcado para quinta-feira foi desconvocada, anunciou hoje o sindicato Stad.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (Stad) refere que a suspensão da greve de 24 horas foi decidida depois de ter sido contactado pela Eulen com o objetivo de iniciar negociações em resposta às revindicações dos trabalhadores.

“A greve de 24 horas e a concentração junto ao aeroporto que estavam convocadas para amanhã [quinta-feira], 12 de dezembro, foram suspensas por decisão dos trabalhadores, uma vez que o Stad irá reunir na manhã da próxima terça-feira, 17 de dezembro, com representantes da administração da empresa”, lê-se no comunicado.

Na origem desta greve estão revindicações relacionadas com a reposição de “direitos perdidos aquando da mudança da empresa responsável pelo serviço que estes trabalhadores prestam, designadamente, restabelecimento dos horários de trabalho em vigor até junho do corrente ano, pagamento do subsídio de transporte anteriormente recebido e a devolução dos prémios injustamente revogados e respeito pelos trabalhadores”.

Em declarações à Lusa, Vivalda Silva, do Stad, tinha adiantado que em causa estão 35 trabalhadores que se sentem prejudicados pela mudança de condições que se efetuaram, a partir de julho, quando a espanhola Eulen substituiu a