Covid-19: Novos casos disparam entre a população com idade escolar

A Covid-19 está espalhar-se rapidamente nas camadas mais jovens no Norte do país. A taxa de crescimento de novos casos é de 32% entre os menores de dez anos e de 24% entre os adolescentes – dados que saíram da reunião do Infarmed, esta quinta-feira, citados pelo Jornal de Notícias (JN).

Segundo Óscar Felgueiras, professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e um dos peritos ouvidos na reunião, a incidência no Norte “é quase sete vezes superior à registada em abril no momento mais alto da pandemia”. No distrito do Porto, apesar da estabilização entre a população ativa, a subida é notória entre as crianças e adolescentes.

Ao JN, Óscar Felgueiras disse não ser “clara a origem da transmissão entre os jovens”. Os diretores dos estabelecimentos insistem que as escolas são seguras, embora digam que “não podem controlar os alunos quando saem da escola, usam transportes e praticam desporto nos clubes”.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, também defendeu que as aulas devem continuar a ser presenciais, depois de ter sido levantada a possibilidade de encerrar escolas e universidades, no novo estado de emergência.

Na reunião do Infarmed também se ficou a saber mais de 80% dos novos casos da última semana não tiveram a origem identificada. Prevê-se que o pico da pandemia chegue daqui a uma semana, com mais de sete mil infeções diárias.