Randstad Insight: Employer Brand Research 2022

Nenhum sector empresarial suscitou mais o entusiasmo de pessoas em todo o lado do que a indústria das TI e das comunicações. Na economia altamente digitalizada de hoje, há poucos casos em que a tecnologia não toca as nossas vidas. Da organização dos nossos horários à encomenda de alimentos e mercearias e à entrega de entretenimento, parece que cada tarefa está apenas a um passo de distância. Não é de admirar que o sector das TIC seja um favorito dos trabalhadores de todo o mundo.
A investigação da Randstad mostra que os sentimentos em relação ao sector das TIC continuam a ser altamente positivos, embora este ano a engenharia tenha destronado o sector como a área mais atractiva entre os adultos em idade activa. Ainda assim, só dois pontos percentuais separam os dois sectores. Mais importante ainda, aqueles que trabalham nas TIC possuem uma noção clara do que procuram num empregador ideal, com quase dois terços (62%) a afirmarem que bons salários e compensações são o que mais valorizam. Mas não são só as considerações financeiras que os atraem para um empregador; um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e a segurança a longo prazo são quase tão importantes.
Contudo, existe um desfasamento significativo entre o que é mais valorizado e a forma como a sua actual entidade patronal o oferece. Quando se trata de recompensas financeiras, os adultos em idade activa no sector das TIC classificam os pacotes de remuneração do seu empregador perto da parte inferior entre as 10 propostas de valor mais importantes. Isto é preocupante, uma vez que a competição por competências tecnológicas escassas permanece elevada, e a incapacidade de satisfazer as expectativas dos trabalhadores em termos de salários competitivos irá certamente resultar numa maior rotatividade.
Já vemos isto nos comportamentos de mudança de emprego. Uma percentagem marcadamente mais elevada de todos os profissionais das TIC declara ter mudado de emprego no segundo semestre de 2021 (14% vs. 10% no ano anterior), e o número foi especialmente elevado (18%) entre os trabalhadores das TIC com empregos em comunicações de informação e tecnologia. Como sinal da Grande Demissão, 24% dos que trabalham nestas funções, bem como dos que trabalham na administração de empresas do sector, afirmaram que tencionam mudar de emprego no primeiro semestre do ano. Por região, os trabalhadores norte-americanos foram os que mais mudaram de emprego (20%) no segundo semestre de 2021, e os da América Latina expressaram a maior intenção (26%) entre todas as áreas.
Como podem os empregadores manter os seus melhores trabalhadores, apesar das crescentes taxas de rotatividade? Ao concentrarem-se em proporcionar um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal, incutir uma sensação de segurança no emprego, e oferecer oportunidades de progressão na carreira, todos eles se situam numa posição elevada entre as qualidades que os trabalhadores das TIC procuram num empregador ideal. Além disso, muitos querem trabalhar parcial ou completamente à distância, pelo que as empresas terão de determinar quanta flexibilidade podem oferecer à sua força de trabalho.
O sector das TIC está a sofrer uma enorme mudança, e as empresas terão de elevar ainda mais a sua proposta de valor para os seus colaboradores, para serem um empregador de escolha num mundo de trabalho altamente competitivo e dinâmico. Ao assegurarem que possuem as competências e conhecimentos fundamentais necessários para impulsionar a inovação nos dias e anos vindouros, as empresas do sector das TIC podem continuar a captar a imaginação de todos.

O QUE A FORÇA DE TRABALHO QUER

As cinco principais razões para escolher um empregador

A hierarquia dos factores é semelhante à do trabalhador médio, embora os profissionais do sexo feminino e principalmente os trabalhadores das TIC que vivem na LATAM sejam mais exigentes quando se trata de escolher um empregador ideal.

  • Salário e benefícios: Os salários e os benefícios são o factor mais importante para a força de trabalho de TIC (62%). Não há diferença quando se trata de mulheres e homens. As pessoas na LATAM (76%) sentem que este factor é mais importante do que outras regiões.
  • Equilíbrio profissional-pessoal: O equilíbrio profissional-pessoal é o segundo factor impulsionador mais importante. Os trabalhadores das TIC na Europa (64%) dão mais importância a esta qualidade do que outras regiões.
  • Estabilidade profissional: A estabilidade profissional a longo prazo é considerada importante por 58% da força de trabalho das TIC – um pouco mais do que a média global dos trabalhadores (55%). Os norte-americanos classificam este factor como o mais baixo (50%) em comparação com outras regiões.
  • Progressão na carreira: A progressão na carreira é o quarto factor mais importante (55%), o único factor no top 5 que aumentou em importância este ano (+1%). É também um factor que as mulheres (60%) consideram mais importante do que os homens (53%). Os colaboradores da LATAM (73%) procuram isto também significativamente mais do que outras regiões.
  • Ambiente de trabalho: Um bom ambiente de trabalho é o quinto factor mais importante para 53% dos profissionais das TIC. Isto também é mais frequente entre as mulheres (61%) e para os 55+ (63%).

PERCEPÇÃO DA OFERTA DOS EMPREGADORES EM TODAS AS FUNÇÕES

Compreender o fosso entre o que os profissionais consideram importante e o que pensam que a sua entidade patronal oferece proporciona conhecimentos valiosos para a construção de um employer brand. Os empregadores no sector das TIC são particularmente bons a proporcionar estabilidade profissional, o que é importante para a força de trabalho das TIC. O principal factor entre os trabalhadores das TIC é o salário e benefícios atractivos, no entanto, classificam mal os seus empregadores no desempenho deste atributo.

  • Avaliação do actual empregador
  1. Estabilidade profissional;
  2. Saúde financeira;
  3. Equilíbrio profissional-pessoal;
  4. Bom ambiente de trabalho;
  5. Excelente reputação;
  6. Oferece um conteúdo de trabalho interessante;
  7. Progressão na carreira;
  8. Possibilidade de trabalhar à distância/de casa;
  9. Salário e benefícios atractivos;
  10. Retribui à sociedade.
  • Perfil do empregador ideal
  1. Salário e benefícios atractivos;
  2. Equilíbrio profissional-pessoal;
  3. Estabilidade profissional;
  4. Progressão na carreira;
  5. Bom ambiente de trabalho;
  6. Saúde financeira;
  7. Possibilidade de trabalhar à distância/de casa;
  8. Oferece um conteúdo de trabalho interessante;
  9. Excelente reputação;
  10. Retribui à sociedade.

EMPREGADORES IDEAIS VERSUS EMPREGADORES ACTUAIS PARA TÉCNICOS

  • Os factores mais importantes
  1. Salário e benefícios atractivos (61%);
  2. Estabilidade profissional a longo prazo (59%);
  3. Equilíbrio profissional-pessoal (57%);
  4. Oportunidades de progressão na carreira (54%);
  5. Saúde financeira (54%).

As classificações dos cinco principais factores dos técnicos de TIC são um pouco diferentes das do trabalhador médio de TIC, que vê a estabilidade profissional (59% vs. 58%) como mais importante do que um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal (57% vs. 60%).

  • A proposta dos empregadores
  1. Estabilidade profissional a longo prazo (75%);
  2. Saúde financeira (74%);
  3. Equilíbrio profissional-pessoal (67%);
  4. Boa reputação (67%);
  5. Bom ambiente de trabalho (66%).

Três dos cinco factores mais importantes são oferecidos pelo seu actual empregador. O salário e benefícios não está incluído neste top 5, e tem uma forte discrepância, pois é mais valorizado pelos técnicos de TIC, mas está classificado em 7.º lugar na proposta dos empregadores.

EMPREGADORES IDEAIS VERSUS EMPREGADORES ACTUAIS PARA O NEGÓCIO E ADMINISTRAÇÃO DAS TIC

  • Os factores mais importantes
  1. Equilíbrio profissional-pessoal (62%);
  2. Salário e benefícios atractivos (61%);
  3. Oportunidades de progressão na carreira (59%);
  4. Estabilidade profissional a longo prazo (58%);
  5. Saúde financeira (56%).

Os cinco principais factores para os trabalhadores das empresas e da administração das TIC são diferentes dos do trabalhador médio das TIC. O equilíbrio profissional-pessoal é mais importante (62% vs. 60%), enquanto salários e benefícios atractivos chega em segundo lugar (61% vs. 62%). A saúde financeira é um dos cinco principais factores para a administração de empresas, enquanto está classificado em 6.º lugar para o empregador médio das TIC.

  • A proposta dos empregadores
  1. Saúde financeira (86%);
  2. Estabilidade profissional (83%);
  3. Bom ambiente de trabalho (82%);
  4. Equilíbrio profissional-pessoal (81%);
  5. Progressão na carreira (81%).

Enquanto quatro dos cinco factores mais importantes são oferecidos pelo seu actual empregador, a classificação é diferente. O bom ambiente de trabalho está classificado em 3.º lugar para os actuais empregadores, mas só está classificado em 7.º lugar como o mais importante para um empregador ideal. O salário e benefícios atractivos é o 2.º mais importante para um empregador ideal, embora ocupe o 9.º lugar na avaliação dos empregadores actuais.

EMPREGADORES IDEAIS VS. EMPREGADORES ACTUAIS PARA ESPECIALISTAS EM DESENVOLVIMENTO E REDES

  • Os factores mais importantes
  1. Salário e benefícios atractivos (63%);
  2. Equilíbrio profissional-pessoal (61%);
  3. Estabilidade profissional a longo prazo (56%);
  4. Oportunidades de progressão na carreira (53%);
  5. Bom ambiente de trabalho (53%).

A classificação dos cinco principais factores dos especialistas em desenvolvimento e redes é a mesma que a do trabalhador médio das TIC. Salário e benefícios atractivos (63% vs. 63%) e equilíbrio profissional- pessoal (61% vs. 60%) estão classificados ligeiramente acima em comparação com o trabalhador médio das TIC. Os outros três factores estão classificados ligeiramente abaixo em comparação com a média do empregador das TIC.

  • A proposta dos empregadores
  1. Estabilidade profissional a longo prazo (70%);
  2. Saúde financeira (69%);
  3. Equilíbrio profissional-pessoal (64%);
  4. Bom ambiente de trabalho (63%);
  5. Boa reputação (62%).

Três dos cinco factores mais importantes são oferecidos pelo seu actual empregador. Salário e benefícios não está incluído neste top 5, embora seja o factor mais importante em termos de um empregador ideal. A progressão na carreira vem em 4.º lugar, mas ocupa o 9.º lugar quando se olha para o seu próprio empregador. A boa reputação tem uma classificação alta quando se avalia o seu próprio empregador, mas ocupa apenas o 9.º lugar quando se procura o empregador ideal.

O QUE OS POTENCIAIS COLABORADORES QUEREM QUE OS EMPREGADORES OFEREÇAM

  • Salário e benefícios estão no top 3 para todos os três subgrupos das TIC. Este factor não aparece no top 5 ao avaliarem o seu próprio empregador. Este factor é, portanto, um ponto crítico de enfoque ao reter e atrair novos colaborador.
  • Ao avaliarem os seus próprios empregadores, a estabilidade profissional e a saúde financeira são os dois primeiros para todos os subgrupos. São também muito valorizados quando se olha para o empregador ideal. É aconselhável manter estes aspectos para proporcionar um ambiente de trabalho estável.
  • Uma vez que os trabalhadores das TIC geralmente gostam do seu equilíbrio profissional-pessoal, os empregadores podem concentrar-se neste aspecto na sua estratégia de marca. Os empregadores podem também prestar mais atenção ao ambiente de trabalho para aqueles que trabalham nas TIC.

TENDÊNCIAS PRINCIPAIS

COMPORTAMENTO DE MUDANÇA GLOBAL

  • O número de pessoas que mudaram ou tencionam mudar de emprego aumentou em relação a 2021. Esta é uma oportunidade para avaliar formas de reter e atrair novos talentos. A utilização dos principais factores mencionados no início do relatório, em conjunto com o contacto com talentos pelos canais mais eficazes, pode melhorar o acesso ao talento.
  • Ao seleccionarem os melhores canais para recrutar, os empregadores devem ter em consideração a diversidade dos vários canais preferidos pelos diferentes profissionais das TIC.
  • Embora as agências de recrutamento sejam os canais mais utilizados para encontrar novas oportunidades, os empregadores devem também concentrar-se em portais de emprego, LinkedIn e websites de carreiras. Para os técnicos, as ligações pessoais são o terceiro canal mais utilizado e não devem ser negligenciadas.

IMPORTÂNCIA DO TRABALHO E PROGRESSÃO NA CARREIRA

  • O trabalho tornou-se mais importante à luz dos acontecimentos mundiais de 2021. Este é principalmente o caso dos profissionais da administração de empresas de TIC.
  • Para os trabalhadores mais jovens até aos 35 anos, a importância do trabalho tornou-se mais evidente, possivelmente não só devido aos eventos mundiais, mas também devido à fase da carreira em que se encontram. De certa forma relacionado com isto, as gerações mais jovens dão mais ênfase ao crescimento da carreira pessoal do que os trabalhadores mais velhos. Os empregadores devem ter isto em mente ao desenvolverem uma estratégia para diferentes grupos etários.
  • Uma vez que uma grande maioria afirma ser mais provável permanecer com o seu empregador se tais oportunidades forem oferecidas (79%), os benefícios de manter os colaboradores superam os custos de formação e desenvolvimento.

EQUILÍBRIO TRABALHO-VIDA E TRABALHO À DISTÂNCIA

  • Medidas de trabalho flexíveis, horários flexíveis e regalias para os colaboradores podem ter um impacto positivo na retenção.
  • Como demonstrado na secção anterior, os profissionais de TIC que mudaram de empregador aumentaram em relação a 2021. Isto significa que o foco da retenção pode ser encontrado nas acções tomadas pelos empregados e nas acções que os empregadores podem tomar para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. As duas principais acções tomadas pelos profissionais das TIC são trabalhar à distância e trabalhar horários flexíveis. Isto corresponde ao que esperam do seu empregador. É aconselhável assegurar um equilíbrio entre estes aspectos para reter e atrair novos colaboradores.
  • Além disso, os profissionais das TIC estão interessados em receber quaisquer ofertas adicionais relacionadas com o seu pacote de compensação, tais como regalias para os colaboradores, protecção salarial e compensação para além do salário, como opções de planos de reforma e esquemas de bónus.

Artigo publicado na Revista Executive Digest n.º 197 de Agosto de 2022

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