Qualidade guia escolhas do consumidor moderno

Quanto o assunto são produtos frescos, 59% dos consumidores elege a qualidade como o factor mais importante e 47% afirma mesmo estar disposto a pagar mais por produtos de melhor qualidade. A importância deste critério para o consumidor modenro é uma das conclusões do “Surprises in Store”, relatório elaborado pela Oliver Wyman e apresentado na feira Fruit Logistica.

No total da experiência de compra, a qualidade representa 33% da satisfação do consumidor, à frente do preço e promoções (4%), variedade (21%), apresentação (10%) e disponibilidade (5%).

O mesmo relatório revela que a crescente procura do consumidor por produtos frescos de alta qualidade está a aumentar as exigências em todas a cadeira de valor. Isto significa que os retalhistas se estão a ver obrigados a direccionar o foco para o sector hortofrutícola para conseguirem aumentar as vendas e melhorar a experiência dos clientes em lojas.

«O facto de as frutas e legumes frescos representarem um papel decisivo no comércio retalhista não surpreende ninguém no scetor», comenta Alexander Pöhl, director para a área de Retail & Consumer Goods da Oliver Wyman e um dos autores do relatório.

Rainer Münch, partner da consultora norte-americana, acrescenta que «o que talvez não seja tão evidente é a rápida mudança que está a acontecer no mercado dos produtos frescos». De acordo com o responsável, «o consumidor espera encontrar frutas e legumes de boa qualidade em todas as lojas, pelo que o comércio individual de géneros alimentícios está a tentar fornecer produtos frescos para atingir uma vantagem comercial, o que se está a tornar cada vez mais difícil».

Artigos relacionados
Comentários
Loading...