Pepco lança primeiro centro digital de TI em Portugal

O Hub marca o primeiro centro tecnológico da Pepco. Longe de ser uma extensão das operações de Tecnologias de Informação existentes, é um ambiente criado especificamente para desbloquear novas ideias, agilidade e inovação

Executive Digest
Outubro 2, 2025
12:36

A Pepco, uma das maiores cadeias de retalho da Europa, acaba de anunciar a abertura do seu primeiro Digital IT Hub em Portugal – um investimento estratégico concebido para atrair talentos tecnológicos de classe mundial e acelerar a transformação digital da empresa.

O Hub marca o primeiro centro tecnológico da Pepco. Longe de ser uma extensão das operações de Tecnologias de Informação existentes, é um ambiente criado especificamente para desbloquear novas ideias, agilidade e inovação.

“O nosso novo Digital IT Hub tem como objetivo construir algo novo – uma cultura de ação, propriedade e entrega moderna”, disse Pablo De Ayala, Diretor de Informação do Grupo. “Não estamos aqui para copiar o que já foi feito. Estamos a construir algo novo — com equipas pequenas e capacitadas, missões claras e a liberdade de agir rapidamente e tomar decisões. Este hub pretende criar o tipo de ambiente onde pessoas excelentes podem fazer o seu melhor trabalho — e onde a tecnologia nos ajuda a transformar verdadeiramente a experiência do cliente. Ao mesmo tempo, reconhecemos a importância vital das nossas operações de TI na Polónia e noutros países europeus. As equipas que mantêm os nossos sistemas a funcionar de forma segura e fiável todos os dias continuam a fazer parte do nosso sucesso contínuo e futuro. Juntos, como uma equipa com diferentes expertises, damos vida às nossas ambições de TI do Grupo Pepco!”

Construir Capacidades Digitais do Zero

O novo Hub será central na estratégia da Pepco de se tornar um negócio totalmente capacitado pela tecnologia e orientado para o cliente. As equipas sediadas em Portugal concentrar-se-ão em:

• Envolvimento do cliente: criação de experiências integradas e baseadas em dados em fidelização, personalização e retalho digital.

• Agilidade e inovação: testar, aprender e iterar rapidamente para entregar soluções mais inteligentes.

• Tecnologia de última geração: trabalhar com o que há de mais moderno em cloud, dados, IA e arquitetura componível.

“Trata-se de velocidade e empoderamento”, acrescentou Pablo De Ayala. “As nossas equipas dominarão todos os processos de TI de ponta a ponta, experimentarão novas formas de trabalhar e verão o impacto real do seu trabalho quase imediatamente.”

Um Ambiente de Trabalho Diferente

Ao contrário dos departamentos de TI corporativos tradicionais, o novo hub da Pepco irá operar como um ambiente empreendedor e centrado no produto:

• As equipas terão autonomia para moldar resultados e formas de trabalhar.

• A colaboração entre regiões geográficas está incorporada no modelo, sem silos e sem competição entre locais.

• A aprendizagem contínua é fundamental, com acesso a formação de topo, certificações e comunidades de prática.

Porquê integrar o Hub da Pepco?

A Pepco procura inovadores, solucionadores de problemas e empreendedores que queiram ajudar a construir algo novo. A empresa oferece oportunidades para engenheiros, product owners e especialistas digitais ávidos por gerar impacto, desenvolver as suas competências e divertir-se a fazê-lo.

Com quase 4.000 lojas em 18 países europeus, mais de 30 milhões de transações mensais e mais de 30.000 colaboradores, a Pepco é já uma marca reconhecida em produtos de moda e casa acessíveis. Há quatro anos que a empresa tem vindo a construir a sua rede de lojas na Península Ibérica e, atualmente, conta com mais de 250 lojas, das quais mais de 20 em Portugal. O investimento está fortemente alinhado com os Pilares Estratégicos do Plano de Criação de Valor da Pepco, com duas áreas focadas nas competências digitais: reorientar e digitalizar a proposta da Pepco para o cliente e atualizar a plataforma operacional principal com a construção de um novo cenário tecnológico para apoiar as alavancas estratégicas. Assim, o novo Hub garante que a empresa pode servir ainda melhor milhões de famílias – impulsionada pelas tecnologias digitais, dados e uma visão centrada no cliente.

Vagas abertas

A Pepco lançou um site de recrutamento dedicado, onde os candidatos podem explorar oportunidades e candidatar-se diretamente: Tech Hub Pepco. Ao nível inicial está previsto construir uma equipa composta por cerca de 60 especialistas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.