OMS alerta: «Ainda estamos no início da pandemia»

O mundo ainda está no início da pandemia de coronavírus, de acordo com o enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) à Covid-19, David Nabarro, citado pelo ‘The Guardian’.

Numa sessão  do comité de negócios estrangeiros do Reino Unido, o responsável descreveu a situação da epidemia como «grotesca», considerando que o mundo ainda está longe de ver o fim desta crise de saúde pública global.

«É muito pior do que qualquer ficção científica sobre pandemias. Isto é realmente sério, nem sequer estamos no meio da epidemia. Ainda estamos no início», alertou Nabarro na terça-feira. «Estamos a começar a ver os danos que isto vai causar no mundo».

O enviado especial da OMS disse ainda: «E está a ficar cada vez mais desagradável à medida que entramos nesta fase, particularmente na Europa, de um ressurgimento» de infecções. «Nenhum de nós considera a situação actual outra coisa senão horrível, grotesca, realmente embaraçosa», acrescentou.

Para Nabarro esta «é uma situação terrível, um problema de saúde tão fora de controlo que está a levar o mundo, não apenas a uma recessão, mas a uma enorme contracção económica que provavelmente vai fazer duplicar o número de pobres, duplicar o número de desnutridos e conduzir centenas de milhões de pequenas empresas à falência».

A nível global a pandemia da Covid-19 já infectou mais de 29,5 milhões de pessoas, causando ainda mais de 935 mil vítimas mortais, de acordo com dados oficiais da Universidade Jonhs Hopkins, nos Estados Unidos.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...